A imprensa espanhola informou que a sede da Federação Espanhola foi alvo de investigação por parte da polícia local, nesta quarta-feira (20). Isso porque há denúncias de corrupção envolvendo a instituição que gerencia o futebol espanhol. Um deles envolve contratos suspeitos com a Arábia Saudita, quando houve a disputa da Supercopa da Espanha no Oriente Médio.

Mandados judiciais tinham como objetivo colher informações junto a entidades públicas e privadas. Simultaneamente, a Guarda Civil prendeu sete pessoas, nenhuma delas na sede da Federação Espanhola. Outras cinco pessoas ainda estão sendo investigadas. 11 residências também foram foco de buscas e uma delas foi a do ex-presidente da federação, Luis Rubiales, na cidade de Granada.

Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola é o principal alvo da operação policial – Foto: Reprodução

O antigo dirigente foi quem assinou o contrato com os sauditas. Averiguações apontam que o vínculo garantiu uma receita de 40 milhões de euros por ano (cerca de 43,3 milhões de dólares na cotação da época). O contrato era válido por seis anos, ou seja 240 milhões de euros ao todo (259,8 milhões de dólares na cotação do período). Contudo, houve divisão dessa quantia entre a federação, os clubes que disputaram a competição e a Kosmos, empresa que intermediou o negócio.

Aliás, esta companhia, tem o ex-zagueiro, Gerard Piqué, como proprietário. Pela participação na transação, a empresa cobrou 24 milhões de euros. Vale ressaltar que Luis Rubiales renunciou ao cargo após repercussão do escândalo em que ele deu um beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso.

Detalhes das denúncias de corrupção envolvendo a Federação Espanhola

Importante destacar que o tribunal de Majadahonda é quem conduz a investigação. Além disso, o Ministério Público Anticorrupção coordena a operação. A participação da polícia neste caso tem como justificativa “a uma investigação vinculada a supostos atos criminosos associados à corrupção nos negócios, administração desleal e lavagem de dinheiro”, segundo relatos de fontes judiciais.

Ao mesmo tempo em que ocorre a operação, a sede da Federação Espanhola de Futebol recebe os jogadores convocados pela seleção local. Os atletas estão concentrados na localidade e treinam antes dos amistosos desta data Fifa. A ‘La Roja’ vai enfrentar a Colômbia na próxima sexta-feira (22). Em seguida, terá embate com a Seleção Brasileira, no dia 26 de março.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários