Seleção Brasileira

Seleção Brasileira terá 16 estreantes em Copa do Mundo

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, convocou os 26 jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo, na última segunda-feira (7). Assim, 16 deles são estreantes no torneio. Isso representa 61,5% do grupo. Contudo, apenas 11 atletas serão titulares da equipe que vai encarar a Sérvia, no próximo dia 24/11, às 16h (Brasília).

Aliás, o provável 11 inicial da pentacampeã mundial deve ser: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Paquetá; Raphinha, Neymar e Richarlison. Desta forma, dos 11 titulares, quatro vão fazer suas estreias em Copa do Mundo. No caso são: Alex Sandro, Lucas Paquetá, Raphinha e Richarlison.

Primeiro treino da Seleção Brasileira em Le Havre (França), na última data FIFA – Lucas Figueiredo/CBF

Defesa da Seleção Brasileira

Goleiro do Liverpool, Alisson vai para a sua segunda Copa do Mundo. Neste sentido, após o Mundial de 2018, trocou a Roma pelo Liverpool. No clube inglês, ele conquistou os principais títulos europeus, assim como a Premier League. No ciclo de preparação para a Copa do Catar, atuou em 26 partidas e foi campeão da Copa América de 2019.

O lateral-direito Danilo também vai para o seu segundo Mundial. Assim sendo, na sua primeira Copa do Mundo em 2018, ele era o titular da posição. No entanto, as lesões o tiraram de combate. Em 2019, saiu do Manchester City rumo à Juventus, da Itália. No período de preparação para o Mundial, disputou 27 jogos, marcou uma vez e deu três assistências.

Marquinhos foi o jogador mais utilizado por Tite no período pré-Copa do Mundo. Afinal, o zagueiro atuou em 44 partidas, anotando cinco gols e quatro assistências. Contudo, em 2018, no seu primeiro Mundial, era reserva e jogou poucos minutos diante do México, nas oitavas de final. No seu clube, o Paris Saint-Germain, ele é um dos principais jogadores na questão da liderança.

Thiago Silva é o mais experiente do grupo. Isso porque, o zagueiro, de 38 anos, vai para a sua quarta Copa do Mundo, a terceira entre os 11 iniciais (2014, 2018 e 2022). Apesar de uma idade avançada, ele é um dos destaques do Chelsea. Ele chegou ao clube inglês em 2020, vindo do PSG. No período anterior ao Mundial do Catar, atuou em 33 partidas e fez um gol.

Alex Sandro é um dos estreantes em Copa do Mundo entre os titulares. Um contraste já que representa a Seleção Brasileira desde 2011. No último ciclo antes do Mundial, esteve presente em 27 jogos e anotou dois gols. O lateral-esquerdo, de 31 anos, defende a Juventus desde 2016 e com bastante destaque.

Meio-Campo da Seleção Canarinha

Casemiro é considerado o melhor volante do mundo. Ainda assim, multi-campeão pelo Real Madrid onde conquistou 18 troféus. Recentemente, trocou os Merengues pelo Manchester United, onde ainda está em fase de adaptação. Nesse sentido, foi escolhido o melhor jogador dos Red Devils, em outubro. No período em que antecede a Copa do Mundo, atuou em 37 partidas, foi autor de cinco gols e deu duas assistências. O atleta vai para o seu segundo Mundial.

Fred defende o Manchester United desde 2018 quando saiu do Shakhtar. Chegou a perder espaço com o novo treinador holandês, Erik Ten Hag. Entretanto, está voltando a atuar com mais frequência. Aliás, o volante já esteve presente na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Por sinal, sua convocação foi bastante contestada.

No entanto, sofreu com questões físicas e não entrou em nenhum jogo. Em 2022, ele deve ser titular de Tite. No ciclo pré-Copa do Mundo, disputou 20 partidas e anotou duas assistências

Lucas Paquetá foi um dos atletas mais acionados por Tite. Isso porque o meio-campo participou de 35 jogos no momento que antecede o Mundial.  Ainda assim, o atleta foi um dos pilares do esquema tático do comandante e marcou sete gols e deu uma assistência. Nesse período de quatro anos de intervalo entre Copas do Mundo, trocou de clube duas vezes, do Milan para o Lyon e há pouco tempo foi para o West Ham.

Ataque da Seleção Brasileira

Raphinha é o titular da Seleção Brasileira com ascensão meteórica. Afinal, surgiu do meio para o final do ciclo pré-Mundial. A sua captação foi um trabalho da equipe de mapeamento de Tite, quando era jogador do Leeds United. O atacante do Barcelona estreou com a camisa amarelinha em outubro de 2021.

Apesar de ter atuado em apenas 11 partidas, foi destaque pelo bom desempenho com cinco gols e quatro assistências. Seu crescimento no futebol internacional também foi rápido. Na última Copa do Mundo, ele estava trocando o Vitória de Guimarães pelo Sporting. Em seguida foi para o Rennes, em 2019. Um ano depois, trocava a equipe francesa pelo Leeds.

Neymar é a grande liderança técnica da pentacampeã mundial. Essa será sua terceira Copa do Mundo, a que ele chega no melhor momento. Além disso, o Mundial em que o Brasil tem menor dependência do craque brasileiro. Isso devido as novas opções que surgiram e com grande destaque.

O camisa 10 do PSG participou de 31 jogos no ciclo pré-Copa do Mundo. Neymar marcou 18 gols e deu 20 assistências.

Richarlison também vai estrear em Copa do Mundo. Além disso, é um dos jogadores com mais carisma da torcida pela sua atuação social fora dos gramados. O centroavante foi aproveitando as oportunidades que recebia. Ele disputou 38 partidas, fez 17 gols e deu sete assistências. Em 2022, saiu do Everton e foi para o Tottenham.

Programação

Os 26 convocados pela Seleção Brasileira devem se apresentar no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. A comissão técnica chegará entre os dias 12 e 13. A delegação fica na cidade por cinco dias, onde vai treinar no CT da Juventus. No dia 19 de novembro, eles viajam para o Catar.

Após enfrentar a Sérvia na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no dia 24, às 16h (Brasília). A pentacampeã mundial ainda vai enfrentar a Suíça, no dia 28, às 13h. O último confronto da Seleção Canarinha pelo grupo G será diante de Camarões, no dia 2 de dezembro, às 16h (Brasília).

Vale destacar que do atual elenco, apenas Neymar e Thiago Silva possuem gol em Copa do Mundo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

Roberto Assaf: Mais elogios a Tite

Flamengo 2 a 1. Não seria exagero afirmar que o Cruzeiro, que envolvia o adversário…

1 de julho de 2024

Botafogo celebra aniversário de 130 anos com missa solene no Cristo Redentor

O Botafogo vai celebrar o seu aniversário de 130 anos nesta segunda-feira, 1° de julho,…

30 de junho de 2024

Empate elimina México e coloca o Equador nas quartas

Sede da próxima Copa do Mundo, em 2026, o México, desta vez, não jogou como…

30 de junho de 2024

Seabra defende jogadores após derrota do Cruzeiro e analisa reforços

O Cruzeiro foi superado pelo Flamengo por 2 a 1 no Maracanã, em jogo válido…

30 de junho de 2024

Venezuela goleia Jamaica e enfrenta o Canadá na Copa América

A Venezuela terminou o Grupo B da Copa América na liderança. No fechamento da primeira…

30 de junho de 2024

Tite faz menção a Zico ao defender Lorran de críticas no Flamengo

O Flamengo realizou uma excelente exibição e derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 neste…

30 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!