O Brasil fez um jogo apenas mediano contra o Chile na noite desta sexta-feira, no Nilton Santos, pelas quartas de final da Copa América. Dependeu de Neymar e de alguns lampejos de  outros jogadores. Mas conseguiu a vitória por 1 a 0, gol de Lucas Paquetá (que entrou no segundo tempo) para se classificar às semifinais do torneio. Os brazucas jogaram quase toda a segunda etapa com dez: Gabriel Jesus foi expulso.

Veja aqui as atuações do Brasil contra o Chile.

Paquetá vibra muito logo após fazer o gol brasileiro – Lucas Figueiredo/CBF

Agora, nas semis, a Seleção enfrentará o Peru (que eliminou o Paraguai), nesta segunda-feira (5/7), mais uma vez no Nilton Santos. Será a reedição da final da Copa América-2019, vencida pelos brasileiros.

Com  a vitória, segue o tabu dos chilenos contra os brasileiros, que nunca venceram os canarinhos em jogos realizados no Brasil (são 22 vitórias e 7 empates).

Primeiro tempo

Com cinco na defesa, três zagueiros e dois laterais que não avançavam, o Chile fechou bem lá atrás. Já o Brasil foi muito pouco criativo, errando passes e com poucas chances. A melhor foi  perto do fim, com Neymar encontrando Gabriel Jesus desmarcado e o atacante chutando para ótima defesa de Bravo. Pesaram para o péssimo primeiro tempo vários fatores: Firmino apagado; Neymar sem muito brilho; Fred e Casemiro não buscando o jogo; e tudo dependendo do esforço de Richarlison. A apatia era tão grande que Thiago Silva tentou ligações diretas para Jesus. Uma delas quase gerou um bom ataque.

Segundo tempo

O Brasil voltou com Paquetá no lugar do apático Firmino e logo no primeiro minuto o ex-Flamengo, que agora defende o Lyon-FRA, mostrou serviço: tabelou com Neymar, entrou na cara de Bravo e fez 1 a 0. Parecia que o Brasil iria deslanchar. Porém, dois minutos depois, Gabriel Jesus foi mal numa disputa de bola com Mena (foi com a chuteira no rosto do chileno) e levou o vermelho.  Com dez, o Brasil passou a ter dificuldade de chegar ao ataque, sempre precisando de jogadas de Neymar. Poderia até ampliar em lances com Neymar, Lodi e Danilo. Mas o Chile, quase sempre com Vargas, foi muito perigoso: teve gol (bem) anulado, viu Ederson fazer duas boas defesas e uma bola foi na trave. A bola não entrou e o Brasil conseguiu a vitória.

 

BRASIL 1X0 CHILE 

Data: 2/7/2021 – Quartas de final da Copa América
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (BRA).

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Militão, aos 45′ do 2ºT); Casemiro, Fred e Neymar; Gabriel Jesus, Firmino (Lucas Paquetá, no Intervalo) e Richarlison (Everton Cebolinha, aos 45′ do 2ºT).  Técnico: Tite.

CHILE: Bravo; Isla, Medel, Sierralta, Vegas (Palacios, aos 18′ do 2ºT) e Mena; Pulgar (Meneses, aos 30′ do 2ºT, Vidal e Aránguiz (Valencia, aos 43′ do 2ºT); Alexis Sánchez (Brereton, no Intervalo) e Vargas. Técnico: Martín Lasarte.

Gols: Lucas Paquetá, 1 ‘ do 2ºT (1-0)

Árbitro: Patricio Loustau (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
VAR: Andrés Cunha (URU).

Cartões amarelos: Ederson (BRA), Sierralta, Palacios, Vidal (CHI)

Cartões Vermelhos: Gabriel Jesus (BRA, aos 3′ do  2ºT)

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários