O Brasil jogou com quatro jogadores de frente no amistoso da manhã desta  segunda-feira (6/6): Paquetá, Vini, Neymar e Raphinha. Mas encontrou extrema dificuldade para furar o forte bloqueio defensivo do dedicado Japão no Estádio Nacional de Tóquio, que recebeu 63.638 torcedores. No fim, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Neymar, de pênalti.

Veja aqui as atuações do Brasil contra o Japão

Lucas Paquetá tenta a finalização contra os japoneses – CBF

Veja aqui os jogos da Seleção Brasileira

Este foi o segundo amistoso do Brasil nesta data-fifa. Antes, goleou a Coreia do Sul , por 5 a 1. Desta vez, contra um rival defensivamente mais qualificado, e que bateu muito em Neymar, a dificuldade foi maior. Este foi o sexto jogo do Brasil em 2022. O time soma cinco vitórias e um empate.

Como destaque, foi a primeira partida que o Brasil jogou com a bola oficial da Copa-2022, a Al Rihla (A Jornada, em português).

Primeiro tempo

O Brasil, com quarteto ofensivo, mostrou mais uma vez boa postura no ataque, mesmo com a marcação forte do Japão, com nove engarrafando a área. Tinha Neymar flutuando em todos os setores, Raphinha e Paquetá infiltrando na área (o time não jogou com um 9 de ofício) e Vini ao seu estilo, mais preso na esquerda, mas saindo do seu setor algumas vezes.  E todos buscando espaços, com dribles. Quase marcou no primeiro minuto (Paquetá na trave) e teve chances com Raphinha e Neymar. Mas não vazou o gol japonês.

Neymar se aproxima de Pelé na lista dos maiores goleadores da Seleção

Na marcação,  os volantes fecharam bem o setor, mas ocorreram problemas no chuveirinho:  Militão e Arana acabaram deixando Itakura (Schalke 04/ALE) livre para cabecear mal . O mesmo aconteceu quando Marquinhos e Militão não foram em cima de  Furuhashi (Celtic/ESC) e o japonês também cabeceou mal.

Segundo tempo

O jogo foi menos intenso e o Brasil teve ainda maior dificuldade para furar o bloqueio. Tite fez várias mudanças, uma delas recuando Paquetá para o lugar de Fred, colocando Richarlison em campo e Jesus na vaga do tímido Raphinha. O time voltou a ter desenvoltura e, aos 31, chegou ao gol. Neymar fez jogada pela esquerda e tocou para Richarlison, que foi empurrado. Pênalti. Ney cobrou e marcou 1 a 0.

JAPÃO 0 X 1 BRASIL

Amistoso internacional
Data: 6/6/2022
Local: Estádio Nacional,  Tóquio (JAP)
Público: 63.638
JAPÃO: Gonda; Nagatomo (Yamane, aos 36′ do 2ºT), Itakura, Yoshida e Nakayama; Endo, Haraguchi (Kamada, no Intervalo), Tanaka (Shibasaki, aos 36′ do 2ºT) e Ito (Doan, aos 27′ do 2ºT); Minamino (Mitoma, aos 27′ do 2ºT) e Furuhashi (Maeda, aos 21′ do 2ºT). Técnico: Hajime Moriyasu
BRASIL: Alisson; Daniel Alves (Thiago Silva, aos 25′ do 2ºT), Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; Casemiro (Fabinho, aos 40′ do 2ºT), Fred (Richarlison, aos 25′ do 2ºT) e Lucas Paquetá (Bruno Guimarães, aos 40′ do 2ºT); Raphinha (Gabriel Jesus, aos 17′ do 2ºT) , Vini Jr. (Martinelli, aos 19′ do 2ºT) e Neymar. Técnico: Tite
Gol: Neymar, de pênalti, aos 31′ do 2ºT (0-1)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Ashley Beechan e Anton Shchetinin (ambos AUS)
Var: Kurt Ams (JAP)
Cartões amarelos: Endo, Kamada ((JAP) Raphinha, Neymar (BRA)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários