O técnico Tite divulgou, nesta segunda-feira (7), a lista dos 26 convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Pouco depois, a CBF anunciou a numeração das camisas que os jogadores irão usar no Qatar, com destaque para Gabriel Martinelli, que vai vestir o número 24 pela primeira vez da Seleção na história das Copas.

No futebol brasileiro o número 24 é visto como um ‘tabu’ e raramente é utilizado. Isto porque, a numeração é associada ao veado no popular ‘Jogo do Bicho’, o que faz com que o número tenha conotação homofóbica.

Ao mesmo tempo, a situação do número 24 foi tema de muita discussão durante a Copa América de 2021, disputada no Brasil. A Seleção foi a única da competição que não inscreveu um atleta com essa numeração. Na campanha que acabou com a derrota para a Argentina na decisão, no Maracanã, a contagem “pulava” do 23 (Ederson) para o 25 (Douglas Luiz). Dessa forma, a discussão chegou à Justiça e o “Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT” entrou com um processo contra a CBF exigindo que Douglas Luiz passasse a usar a camisa 24 ao invés da 25.

Em contrapartida, o processo acabou extinto, e o Brasil não teve alteração em sua numeração durante a Copa América.

Gabriel Martinelli durante treinamento da Seleção Brasileira – Ricardo Nogueira/CBF

De olho na Copa do Mundo

Todos os 26 jogadores convocados pelo técnico Tite vão se apresentar na próxima segunda-feira (14), em Turim, na Itália. Dessa forma, a delegação brasileira vai ficar em território italiano até o dia 19, quando embarcam para o Qatar.

A Seleção Brasileira fará sua estreia na Copa do Mundo no dia 24 de setembro, às 16h, contra a Sérvia. Ao mesmo tempo, os brasileiros terão Suíça e Camarões como adversários no Grupo G do Mundial no Qatar.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários