A Série C do Campeonato Brasileiro terá um novo formato em 2022. Em reunião virtual, representantes dos 20 clubes nesta sexta-feira (4) definiram democraticamente a alteração do modelo de disputa da competição. A novidade será uma primeira fase disputada em turno único com todos jogando contra todos, com  premiações inéditas para os quatro mais bem  classificados. O campeão receberá R$ 400 mil e um veículo da marca FIAT, enquanto o vice terá direito a R$ 300 mil e outro automóvel da empresa.

Taça da Série C do Campeonato Brasileiro – Lucas Figueiredo/CBF

Na segunda fase, os oito mais bem classificados da fase anterior avançam e serão divididos em dois grupos com quatro times cada. As equipes vão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro de cada chave e os dois primeiros de cada quadrangular vão garantir o acesso para a Série B. Já os quatro piores da Primeira Fase serão rebaixados para a disputa da Série D em 2023.

Das 20 equipes que participaram da reunião, 12 votaram a favor, enquanto outras oito, todas do Nordeste, foram contra a mudança. O Confiança foi o único clube do Nordeste que aprovou a alteração no modelo. A Série C terá início no próximo dia 10 de abril, com previsão de término no dia 1º de outubro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários