O Botafogo recebe o Flamengo neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, no início de uma sequência duríssima (São Paulo e Internacional são os próximos adversários). Na contramão de um pessimismo sempre associado ao torcedor alvinegro, o Jogada10 mostra que é possível o Glorioso começar a série de pedreiras com três pontos na conta e enumera sete motivos para a torcida acreditar na vitória.

Sete é o número de Garrincha, Jairzinho, Rogério e Túlio Maravilha. Não tem como dar errado! Confira!

1 – Técnico novo, vida nova

Eduardo Barroca está de volta ao Botafogo para livrar o time da zona de rebaixamento – Vitor Silva/Botafogo

Tudo bem que Eduardo Barroca não estará na área técnica neste fim de semana, pois testou positivo para o novo coronavírus e segue em isolamento social. Porém, a chegada do treinador pode garantir um novo ânimo a um elenco marcado pela apatia nos últimos jogos. Quem comandará o escrete será Felipe Lucena, auxiliar que conhece bem os métodos do novo técnico alvinegro. Barroca também não está pisando em nenhum lugar desconhecido. Ele já trabalhou nas categorias de base (campeão brasileiro sub-20 em 2016) e nos profissionais do clube (em 2019).

2 – Tempo de sobra

Lucena. Treino Botafogo
Felipe Lucena durante treino realizado nesta semana, no Estádio Nilton Santos – Vitor Silva/Botafogo

Sem entrar em campo desde o último dia 25 de novembro, contra o Atlético-MG, no Mineirão, o Botafogo teve tempo de sobra para se preparar para o embate deste sábado, em seus domínios. Já o Flamengo entrou em campo para ser eliminado nas oitavas de final da Libertadores, pelo Racing (ARG), no Maracanã. O desgaste físico e mental está do outro lado. Em mais de uma semana, a comissão técnica do Alvinegro fez os ajustes necessários para aprimorar as partes físicas, táticas e técnicas. Descansado, o Glorioso precisa se impor.

3 – Rival de crista baixa

Flamengo X Racing
Sonho do tri da Copa Libertadores caiu por terra na última quarta-feira – Antonio Lacerda/AFP

Nas últimas vezes que enfrentou o Flamengo, o Botafogo sempre se apresentou na condição de franco-atirador. Desta vez, não será diferente. No entanto, há um componente novo e considerável no duelo. O adversário não subirá ao tapete verde do Engenho de Dentro como a equipe modelo do futebol brasileiro. O Rubro-Negro carrega consigo duas eliminações consecutivas (Copa do Brasil e Libertadores) nas costas, com o treinador contestado em pouquíssimo tempo de trabalho. Não é nem sombra daquele rival que ganhava os jogos a bel-prazer.

4 – Crise? Sai de General e dá uma volta na Gávea

Com o cargo a perigo, Rogério Ceni pode virar motivos de meme após o clássico – Alexandre Vidal / Flamengo

O terceiro motivo é consequência do segundo. Se vencer, o Botafogo ganhará fôlego na briga contra o rebaixamento, encerrará um pequeno jejum de dois anos (ou cinco jogos) sem bater o Flamengo e ampliará a crise do arquirrival. Decerto que os meios de comunicação passarão a semana inteira tentando justificar como o todo poderoso da Gávea perdeu para um Alvinegro cheio de problemas. Neste sábado, o Glorioso também pode cravar a saída do técnico Rogério Ceni. Sem contar com o número de memes e provocações que pintarão nas redes sociais.

5 – Caminho das pedras

Rodrigo Caio voltou de lesão e já foi expulso. Ainda não recuperou a melhor forma – Antonio Lacerda/AFP

Como o J10 mostrou, o Flamengo não é essa Coca-Cola toda. O time rubro-negro tem sérios problemas na defesa e, dificilmente, termina uma partida sem ser vazado. A formação do setor já mudou diversas vezes e ninguém conseguiu acertar a cozinha. O Botafogo precisa jogar em cima, buscando o ataque, sem medo. Deste modo, certamente, balançará as redes do oponente. Isla, Gustavo Henrique, Léo Pereira e até Rodrigo Caio andaram falhando em demasia nas últimas partidas. Olha aí o caminho das pedras para o triunfo!

6 – Faca de dois gumes

Estádio Nilton Santos
Abraçada pelas cordilheiras suburbanas, a imponente fortaleza alvinegra em visão aérea – Vitor Silva/Botafogo

A galera alvinegra sempre foi e será uma aliada importantíssima para o Botafogo nos momentos difíceis. Neste sábado, ela se fará presente com suas faixas e bandeiras. Mas ninguém consegue prever o humor do torcedor. Se, por um lado, a ausência de público tem pesado contra o Glorioso, por outro, as tribunas vazias do Nilton Santos determinam que não haverá cobrança durante os 90 minutos. O erro que faria a torcida esbravejar contra um jogador terá menos peso neste sábado. Em clássicos, a exigência exacerbada pode ser decisiva. Quem entrar em campo para defender as cores do manto desempenhará o seu papel sem a influência externa.

7 – O recado do Loco

Cavadinha de Loco Abreu jamais será esquecida por botafoguenses e rubro-negros – Reprodução

Na noite da última quinta-feira, um grupo de torcedores do Botafogo se mobilizou para conseguir uma mensagem do ídolo Loco Abreu, autor da cavadinha histórica na final do Carioca de 2010, justamente contra o Flamengo. E o ídolo uruguaio foi taxativo: “Chegou a hora de acabar com esse negócio de ficar magoado, falando que tem que jogar esse ou aquele, o treinador tem que ser esse aqui. Para! Chegou o momento de, realmente como o Botafogo é, ficar todo mundo junto. O botafoguense quando está com essa intenção real de querer o melhor para o nosso clube, consegue. A partir de agora ter um só pensamento, que é o melhor para o Botafogo. Ninguém ama como a gente”. Alguém vai contestar?

Comentários