Neste 29 de novembro,  dia em que se completam quatro anos da tragédia do voo da Chapecoense, o ex-zagueiro Neto, um dos seis  sobreviventes do acidente  que matou 71 pessoas , fez uma palestra na Igreja Batista Central de Chapecó para relembrar  a data. Antes de transmitir as mensagens religiosas, ele disse que encarou a sobrevivência como uma espécie de missão, para ajudar a melhorar o dia a dia das pessoas.

Neto, em palestra – Reprodução do Youtube

 

“Hoje faz 4 anos que vivi o dia mais infeliz da minha vida. Foi o pior dia da minha vida, disparado. Me preparando para uma decisão de campeonato, e vim a sofrer um acidente gravíssimo . Infelizmente. Mas Deus me deixou aqui e eu creio que tenho de falar do Evangelho da Salvação”.

Hélio Hermito Zampier Neto tinha 31 anos na época do acidente do  voo que levava a equipe, delegação e jornalistas para a cobertura da final da Sul-Americana para Medellin, local do jogo de ida da final com o Atlético Medellín. Zagueiro querido pelos torcedores, considerado um dos melhores  da equipe, ele tentou por quase três anos voltar a jogar em alto nível no clube, mas enfrentou dificuldades por causa das sequelas do acidente. Foram seis cirurgias no joelho. E o impacto do desastre também provocou lesão na coluna. Na ocasião, os procedimentos necessários para a correção não puderam ser feitos na Colômbia devido ao grave estado clínico do jogador, que teve ferimentos inclusive nos pulmões. Último a ser resgatado com vida, Neto estava bastante debilitado e passou por um longo processo de recuperação. O atleta chegou a ser submetido a uma cirurgia na cervical, mas a mesma intervenção, necessária na lombar, reduz a mobilidade e a flexibilidade necessárias para um bom desempenho em campo. Em março de 2019, ele chegou a fazer treino com bola, mas, apesar da grande expectativa da torcida e do clube – cientes do talento do jogador e ansiosos por seu retorno – a opção foi pela dedicação a outras atividades.

Arte da Chapecoense para relembrar os quatro anos do acidente aéreo – Twitter da Chapecoense

 

 

Chape  reverencia as vítimas

Neto  também é embaixador da Chapecoense, que neste domingo relembrou em suas redes sociais os quatro anos do acidente. O clube fez uma postagem em seu twitter  intitulado “Para sempre lembrados” e a seguinte mensagem:  ” Não importa quanto tempo passe ou quantas vezes as estações mudem. Quem tocou os nossos corações de uma forma especial, permanece vivo, para sempre, nas nossas melhores lembranças”, também lançou um vídeo no youtube de três minutos com declarações de Alan Ruschel (outro sobrevivente do acidente e que defende a equipe, sendo o único futebolista sobrevivente ainda em atividade), jogadores da equipe atual e diretoria relembrando as vítimas e todos colocando uma flor nas cadeiras do Estádio Arena Condá.

Comentários