O Sporting foi até a Áustria e detonou o Sturm Graz nesta terça-feira (22/10), pela terceira rodada da fase de liga da Champions. No Estádio Wörthersee, em Graz, os portugueses venceram por 2 a 0. Além disso, poderia ter sido um placar ainda maior, tamanha a superioridade dos lisboetas. Nuno Santos, no primeiro tempo, e o goleador sueco Gyökeres, na etapa final, marcaram os gols do Sporting.
Com este resultado, o Sporting chega a sete pontos, entrando no G8, que é a zona de classificação direta para as oitavas de final. Por outro lado, o Sturm Graz, que sofreu sua terceira derrota em três jogos, permanece sem pontos e divide a lanterna com outros seis times.
Regulamento da Champions
A Champions, a partir desta temporada, é disputada em fase de liga e não mais em fase de grupos. Anteriormente, eram oito grupos de quatro times, em turno e returno, com os dois primeiros avançando para as oitavas. Agora, há um grupo único com 36 times. Contudo, cada equipe joga apenas seis partidas, em um formato de modelo suíço (comum nos jogos de xadrez) e com jogos direcionados. Ao fim das oito rodadas, os oito primeiros avançam às oitavas. No entanto, os times entre o 9º e o 24º lugares disputam uma repescagem (oito mata-matas); aqueles que vencerem os duelos avançam para as oitavas. A partir desta segunda fase, haverá mata-matas até a final, que ocorrerá em Munique.
Sporting dominante desde o início
O Sporting teve um primeiro tempo fabuloso, dominando totalmente o Sturm Graz, mesmo jogando fora de casa. Para se ter uma ideia, o time lisboeta teve 70% de posse e fez dez finalizações, enquanto o Sturm Graz não conseguiu efetuar nenhuma finalização perigosa. Do lado português, Trincão e Gyökeres desperdiçaram algumas oportunidades. No entanto, um dos ataques resultou em gol. Aos 23 minutos, Catamo avançou pela direita e cruzou. Gyökeres furou, mas Nuno Santos estava atento e chutou. O goleiro Scherpen se enrolou tentando salvar e, assim, não conseguiu evitar o gol. O placar estava 1 a 0 para o Sporting.
No segundo tempo, aos nove minutos, Gyökeres recebeu a bola e fez valer toda a sua força física. O supergoleador, com 2,02 m, partiu em velocidade para a área, superando a marcação e batendo para fazer 2 a 0. O terceiro gol quase saiu, pois Catamo foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti, mas, após consultar o VAR, reverteu a decisão, não concedendo a penalidade aos portugueses, que quase ampliaram com Gyokeres no fim,. Uma aula de futebol.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários