O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta terça-feira (20), um novo recurso envolvendo o título do Campeonato Brasileiro de 1987. A ação, movida pela CBF, buscava o reconhecimento mútuo de Flamengo e Sport como campeões do torneio nacional, intitulado naquele ano de Copa União. A informação é do ge.

Sport e Flamengo e a briga pelo título de 1987: atualmente, a equipe pernambucana é a única reconhecida oficialmente – Foto: Divulgação / Sport e Arquivo / Flamengo

O recurso pela CBF é referente a uma resolução da própria entidade, publicada em 2011. Na época, a entidade máxima do futebol brasileiro reconheceu Flamengo e Sport como campeões brasileiros de 1987. Porém, Flávio Dino, ministro do STF e relator do caso, negou a sequência do pedido. De acordo com Dino, não cabe ao STF a análise do caso em questão.

“Da análise dos autos, verifica-se que o Tribunal de origem decidiu a controvérsia com fundamento no conjunto fático-probatório dos autos e nos regulamentos dos campeonatos brasileiros de futebol, cuja análise ou reexame se revelam inviáveis em recurso extraordinário”, afirmou o ministro em um trecho da decisão.

Flávio Dino, ministro do STF – Foto: Palácio do Planalto

Decisão mantém Sport como único campeão do Brasileiro de 1987

A decisão segue a linha da negativa recente ao Flamengo sobre o título brasileiro de 1987. Anteriormente, em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal recusou o pedido do clube carioca pela divisão da conquista. À época, o relator do caso foi o ministro Dias Toffoli.

Desta forma, o Sport segue como o único campeão brasileiro de 1987.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários