Com gol de pênalti de Luis Suárez, o Grêmio venceu o Caxias por 1 a 0, na tarde deste sábado (8), em sua Arena, e é campeão gaúcho pela sexta vez consecutiva. É o 42º título estadual da história do clube. Por outro lado, o Caxias – com uma conquista – chega a quatro vices. Na ida, houve empate em 1 a 1.

O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (12), quando visita o ABC, às 21h30, pela terceira fase da Copa do Brasil. Já no domingo (16), o Tricolor recebe o Santos pela primeira rodada do Brasileirão. O Caxias, por sua vez, jogará a Série D, com estreia prevista apenas para o dia 6, contra o Joseense (PR), fora de casa.

Suárez garantiu a vitória que deu o título ao Grêmio – Lucas Uebel/ Grêmio

Como foi o confronto

O Grêmio não perdeu tempo e logo apertou o Caxias, principalmente com Suárez. Aos 17, Vina acionou o uruguaio, que chutou, de bico, na trave. Ele também fez boa jogada individual e serviu Bitello, que chutou em cima da marcação. Além disso, o Grêmio enfileirou chances, mas caiu de rendimento no fim da primeira etapa. Contudo, aos 45, Dudu Mandai cortou mal um lançamento e a bola sobrou para o uruguaio, que arriscou da entrada da área, sem sucesso.

A segunda etapa começou com o mesmo cenário: o Grêmio em cima. Assim, Cristaldo desperdiçou boa chance. Pouco depois, Bitello cobrou falta e tirou o “uh” da torcida. O Caxias, entretanto, respondeu com Peninha, que parou em Adriel. Quando a torcida começou a ficar agoniada, Marcelo Ferreira derrubou Luis Suárez na área. O próprio cobrou para abrir o placar. Suárez, aliás, quase fez o segundo, em tentativa de cobertura, mas o goleiro Bruno defendeu.

Ao Caxias, não restou outra opção a não ser ir para o ataque. Aos 26, Marcelo cobrou falta, Adriel deu rebote e a bola sobrou para Marlon. Mesmo sozinho, ele isolou a chance do empate. Por outro lado,  o time da Serra Gaúcha abriu espaços, gerando bons ataques gremistas, principalmente com Luis Suárez.

Muita emoção depois dos 45′ 

Aos 52, Luis Suárez serviu Lucas Silva, que balançou a rede. O gol, no entanto, foi anulado após intervenção do VAR.  Após o apito final, uma confusão fez Diogo Barbosa e Vinicius serem expulsos.

GRÊMIO X CAXIAS 
Final do Campeonato Gaúcho de 2023 – Volta
Data: 08/04/2023, às 16h30
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Gol: Suárez, aos 19’/2ºT (1-0)
GRÊMIO: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa, aos 12’/1ºT); Villasanti, Carballo (Lucas Silva, aos 42’/2ºT) , Cristaldo (Bruno Uvini, aos 42’/2ºT) e Bitello (Gustavinho, aos 42’/2ºT) ; Vina (Zinho, aos 36’/2ºT) e Luis Suárez Técnico: Renato Gaúcho
CAXIAS: Bruno; Marcelo Ferreira, Dirceu (Adriel, aos 40’/2ºT) , Fernando Fonseca e Dudu Mandai; Guedes (Vinicius, aos 40’/2ºT) , Marlon (Marciel, aos 28’/2ºT) , Peninha (Marcão, aos 32’/2ºT)  e Jean Dias; Diego Rosa (Yago Taborda, aos 32’/2ºT)  e Eron Técnico: Thiago Carvalho
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Cartão Amarelo: Dirceu, Diego Rosa, Guedes e Marlon (CAX)
Cartão Vermelho:

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários