Ainda com chances de se classificar para as oitavas de final da Euro-2021, a Suíça enfrenta a Turquia, neste domingo (20), em Baku, no Azerbaijão, quando se encerram as atividades do Grupo A da competição. Com a Itália e País de Gales com as duas primeiras vagas do grupo encaminhadas, as seleções jogam para terminar em terceiro e sonhar com a chance de seguir no torneio.

A Suíça, que empatou um jogo e perdeu o outro, é a que mais tem chance de fazer esse sonho se tornar realidade. Em terceiro com apenas um ponto e saldo negativo de três, o time suíço consegue estar menos fraco que o adversário deste domingo e tem até chance de terminar em segundo. Para este jogo, o técnico Vladimir Petkovic não deve ter desfalques, assim como a Turquia.

Para ultrapassar Gales, porém, a Suíça teria de vencer seu jogo e torcer pela Itália, sendo que a soma dos resultados teria de ser em seis gols (dois 3 a 0, por exemplo).

Time suíço comemora gol diante da seleção de País de Gales – DAN MULLAN / POOL / AFP

Falando nos turcos, que perderam as duas que disputaram, o time do treinador Senol Gunes tem saldo de -5. Ou seja: precisaria vencer a Suíça para ficar com três pontos e tirar a diferença de saldo para ter chance. Para se ter uma ideia, quatro times passam (são seis grupos) em terceiro lugar.

Mas, mesmo com apenas duas rodadas disputadas, três terceiros colocados já estão com três pontos. Destes, os piores saldos são de Finlândia e Áustria (zero). Então, além de vencer, o que já é uma missão complicada para um time que nem sequer marcou gol até o momento, a Turquia também teria de tirar uma boa diferença no saldo, torcendo para que as seleções que buscam vaga na ‘repescagem’ percam e ainda por cima por goleada.

Ylmaz, craque e capitão da Turquia, tenta marcar de cabeça – VALENTYN OGIRENKO / POOL / AFP

O jogo acontece também às 13h (de Brasília), de maneira simultânea ao encontro entre Itália e País de Gales. Este será apenas o décimo encontro entre as seleções. A Turquia venceu cinco vezes, a Suíça ganhou dois jogos e as outras duas partidas terminaram empatadas. O último confronto foi em 2008, exatamente pela Euro, com vitória turca por 2 a 1.

Comentários