Futebol Internacional

Sul-Americana: Peñarol vence o Nacional no ‘Clássico da Polêmica’

O Peñarol deu um grande passo rumo à sua classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, no Parque Central, casa do Nacional, venceu o arquirrival por 2 a 1 em jogo marcado por uma polêmica (leia mais abaixo). Assim,  abriu vantagem e joga pelo empate, ou derrota por 1 a 0, para avançar. Já o Nacional terá de vencer a volta por dois gols de diferença (ou um gol a partir de 3 a 2) para seguir vivo.

Canobbio celebra o primeiro gol do Peñarol que usou camisa alusiva à épooca que o time se chamava CURCC- Divulgação/CONMEBOL Sudamericana

O jogo foi bastante movimentado, com os times muito cautelosos. Porém, o Peñarol saiu na frente aos 46 do primeiro tempo, quando Canobbio entrou na área e bateu na saída de Rochet. Na etapa final, o  jogo seguiu tenso, com o Peñarol mais cauteloso. O Nacional cresceu após a entrada de D’Alessandro, mas foi o time visitante que ampliou, já nos acréscimos, aos 46, com Valentín Rodríguez. O Nacional foi diminuir aos 49, com Bergessio. Ao menos reduziu o prejuízo para a partida de volta.

Polêmica

O jogo foi marcado por um detalhe histórico e polêmico. O Peñarol entrou em campo com a camisa que usava até 1913, quando o time se chamava Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC).  Este fato é raríssimo na história do clube e ocorreu por causa de uma polêmica: o Peñarol queria responder ao que considerou uma provocação do Nacional.

É que, no dia 4 de julho, quando os times se enfrentaram no mesmo estádio, o Nacional presenteou o Peñarol com uma placa comemorativa pelo “Jogo 38” entre as duas equipes no Parque Central. Algo historicamente raro, já que a disputa entre Peñarol e Nacional, um clássico,  quase sempre acontece em campo neutro, o Estádio Centenário. Pelas contas do Nacional, o jogo de 4 de julho era o trigésimo oitavo da história naquele gramado. Mas não foi levado em consideração o período de 1900 a 1913, em que o Peñarol era chamado de CURCC – uma era em que ele costumava derrotar o Nacional com frequência… Ao perceber que a placa omitia aquela época, o Peñarol tomou isso como afronta e resolveu reeditar a camisa antiga. Oficialmente, o motivo foi comemorativo: o primeiro jogo entre as equipes ocorreu em 15/7/1900. Ou seja, há exatos 121 anos. O resultado?  Deu CURCC, 2 a 0. Um bom motivo para a recordação.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27 de julho de 2024

Com reservas, Palmeiras perde para o Vitória e vê invencibilidade no Allianz cair

Após 9 meses e 20 jogos, o Palmeiras perdeu a invencibilidade no Allianz Parque em…

27 de julho de 2024

Ex-centroavante do Botafogo brilha e coloca o Peñarol na final

Tem ex-jogador do Botafogo se destacando pelo mundo. Afinal, neste sábado (27), quem teve a…

27 de julho de 2024

Sport vence Ponte em jogo que termina com juiz criando polêmica

O Sport, mesmo jogando de forma irregular, com maior posse e finalizações, mas errando muito…

27 de julho de 2024

Fluminense tem extensa lista de pendurados para duelo com o Bragantino

Após duas vitórias consecutivas, o Fluminense tenta seguir a arrancada para, enfim, deixar a zona…

27 de julho de 2024

Brasil nos Jogos Olímpicos: choro na natação, derrotas nas quadras e Medina na liderança

O dia seguinte à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris teve a estreia…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!