O futebol brasileiro vai terminar a temporada 2021 do futebol mostrando ao mundo quem, de fato, é a potência na América do Sul. Com a classificação do Athletico para a final da Copa Sul-Americana, ao derrotar o Peñarol na noite desta quinta-feira (30), o Brasil terá nove participantes na Libertadores de 2022, um feito inédito em todo o mundo. Com isso, 15 dos 20 clubes da Série A estarão em uma competição continental e o Brasileirão pode encerrar com um inédito G9.

Conmebol quer intervalo de 25 minutos para realizar ‘espetáculo’

Cartazes das decisões da Libertadores e Sul-Americana produzidos pela Conmebol – Divulgação / Conmebol

O Brasil tem por direito sete vagas para a Libertadores, sendo seis pelo Brasileirão (quatro para a fase de grupos e dois para a fase eliminatória) e uma pela Copa do Brasil (vaga direta). Mas como as decisões da Libertadores e da Sul-Americana serão realizadas por clubes nacionais, o país tem direito a mais duas vagas, já que os campeões destes torneios asseguram classificação automática.

Além dos nove classificados para a Libertadores, o Brasil classifica mais seis clubes para a Copa Sul-Americana, todas de acordo com a classificação geral do Brasileirão. Desta maneira, 45% dos participantes da atual Série A vão disputar um torneio continental na próxima temporada.

O número de nove participantes na Libertadores também configura um novo recorde mundial, já que nenhum outro país anteriormente garantiu este número na principal competição internacional de  clubes em seus respectivos continentes. Para se ter uma ideia, na Europa, Inglaterra e Espanha são os países com mais vagas na Champions League, com quatro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários