Palmeiras e São Paulo duelam nesta sexta-feira (16), às 22h (horário de Brasília), no Allianz Parque, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O Tricolor é líder do Grupo B, com 16 pontos em sete jogos, enquanto o Alviverde é o segundo colocado do Grupo C, com oito pontos, mas com quatro partidas realizadas.

Rony e Reinaldo disputam bola no jogo entre São Paulo x Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2020 – Rubens Chiri/saopaulofc.net

Nos últimos anos, os rivais encerraram jejuns em confrontos diretos. O Palmeiras ostentava a marca de nunca ter sido derrotado pelo Tricolor Paulista em sua nova casa: os primeiros oito jogos foram todos com vitórias do Verdão. Entretanto, os últimos dois confrontos foram duros: o Alviverde perdeu uma semifinal de Paulistão, em 2019, nos pênaltis, e, no ano passado, saiu derrotado por 2 a 0, em cotejo válido pelo Campeonato Brasileiro.

O São Paulo também teve seu tabu contra o Palmeiras. O time do Morumbi ostentava 16 anos de invencibilidade sem perder para o rival em seu estádio. A marca foi quebrada em 2018, quando ambos os rivais disputavam o título brasileiro. Na ocasião, o Verdão derrotou o Tricolor por 2 a 0.

Até no retrospecto o equilíbrio entra em jogo no Choque-Rei. Os clubes não têm a mesma contagem de jogos e divergem no resultado.

Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 325 vezes pelas contas são-paulinas, e há muito equilíbrio entre os rivais: 109 vitórias do Tricolor, contra 109 triunfos do Verdão, além de 107 empates. O São Paulo já balançou as redes 427 vezes e sofreu 430 gols.

O Palmeiras, por sua vez, usa uma contagem diferente e considera 319 clássicos contra o Tricolor. Assim, nas contas do Verdão, o São Paulo tem vantagem, com 109 triunfos, 104 empates e 106 vitórias palmeirenses, com 413 tentos alviverdes e 411 gols são-paulinos.

Comentários