Seleção Brasileira

TAS nega pedido da La Liga de não liberar sul-americanos para as Eliminatórias

O TAS, Tribunal Arbitral do Esporte, negou o pedido da La Liga de não liberar jogadores da América do Sul que disputam o Campeonato Espanhol para os jogos das Eliminatórias. Segundo a entidade espanhola, que administra o campeonato nacional, “o período da Data Fifa para os jogos das eliminatórias não prejudica as competições do campeonato nacional”. No caso, a La Liga dizia que os jogadores ficariam dois dias a mais do que o necessário.

Com isso, o Brasil poderá contar com os jogadores que atuam no futebol espanhol para seus jogos pelas Eliminatórias contra Chile (2/9), Argentina (5/9) e Peru (9/9): Vinícius, Junior, Casemiro e Militão (Real Madrid) e Matheus Cunha (Atlético de Madrid).

Vinicius Junior, do Real Madrid, foi um dos jogadores convocados pelo técnico Tite que disputa o Campeonato Espanhol – Paul ELLIS / AFP

O pedido da La Liga partiu após a Premier League vetar a participação de atletas que disputam o Campeonato Inglês de jogarem as Eliminatórias. Entretanto, diferentemente da entidade espanhola, o motivo do pedido dos ingleses foi em relação aos protocolos sanitários do país em relação à Covid-19.

Confira a lista de convocados do técnico Tite após o veto de jogadores da Premier League nas Eliminatórias.

Veja na íntegra o pronunciamento da Fifa após a decisão do TAS e a explicação da entidade sobre o aumento na janela para os jogos das Eliminatórias:

“A Fifa acolhe a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitando o pedido da espanhola La Liga de anular a decisão da FIFA de estender por dois dias a janela internacional para as eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA na América do Sul.

A ideia de adicionar dois dias adicionais em vez de três, conforme solicitado pela confederação sul-americana CONMEBOL, foi tomada pelo órgão competente da FIFA após consulta a todas as partes interessadas relevantes e após levar em consideração todas as circunstâncias relevantes, em particular, os desafios criados pela pandemia de Covid e, especialmente, considerações de saúde para os jogadores. A decisão do TAS confirma a legalidade da decisão da FIFA e rejeita totalmente os argumentos apresentados pela La Liga .

Na quarta-feira, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, pediu uma demonstração de solidariedade de todas as associações, ligas e clubes membros para que façam o que é certo e justo para o jogo global.

Esperamos agora que a liberação de jogadores para as próximas eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA na América do Sul ocorra de acordo com a recente decisão da FIFA, cuja legalidade e legitimidade foram hoje reconhecidas na decisão do TAS .”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Lucas Bayer

Posts Recentes

Felipe Anderson credita vitória do Palmeiras a Weverton: ‘Tem muito mérito’

Após a derrota para o Botafogo, o Palmeiras deu rápida resposta para evitar um abalo.…

21 de julho de 2024

Abel exalta Palmeiras e crê em disputa de título acirrada: ‘Ano mais apertado’

O Palmeiras deu uma resposta rápida no Campeonato Brasileiro, com a vitória por 2 a…

21 de julho de 2024

Coronado não viaja para enfrentar Bahia e vira ‘dor de cabeça’ no Corinthians

Igor Coronado não viajou com a delegação do Corinthians para o jogo diante do Bahia,…

21 de julho de 2024

William condena arbitragem em revés do Cruzeiro: ‘Tivemos um gol mal anulado’

O Cruzeiro não conseguiu dar continuidade na sua sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro.…

21 de julho de 2024

Jogador do Huracán sofre entrada forte em clássico na Argentina

Os clássicos na Argentina costumam ser cercados de rivalidade, o embate entre Huracán e San…

20 de julho de 2024

Grêmio x Vitória, AO VIVO. com a Voz do Esporte, às 9h30

Grêmio e Vitória se enfrentam neste domingo, às 11h (21/7), no Estádio Centenário, em Caxias…

20 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!