Futebol Brasil

Técnico da surpreendente Portuguesa no Carioca, Felipe Surian revela planos

Para quem se surpreendeu com a ótima campanha da Portuguesa no Campeonato Carioca, eis Felipe Surian! O treinador responsável pela chegada da Lusa às semifinais da competição, se ‘metendo’ entre os gigantes Flamengo e Fluminense (além do tradicional Volta Redonda), conversou com o Jogada10 para falar um pouco sobre este trabalho no Estadual do Rio de Janeiro e planejar seu futuro no futebol.

Perguntado se o pensamento inicial da Portuguesa incluía a esperança de terminar entre os quatro primeiros, Felipe foi categórico. Explicou que a sequência inicial era difícil (contra Vasco e Fluminense logo nas duas primeiras rodadas), mas afirmou que seu objetivo sempre foi chegar à semifinal.

Felipe Surian tecnico da Portuguesa – Nathan Diniz/Portuguesa-RJ

“Nosso planejamento desde o início foi voltado para buscar essa classificação. A gente sabia que seria difícil, logo no início a gente tinha Vasco e Fluminense na sequência, mas o intuito tanto meu como do grupo foi sempre trabalhar para buscar mais pontos possíveis e a classificação. Lá em 2016 com o Volta Redonda eu quase cheguei, fui campeão da Taça Rio nesse mesmo molde que agora estão disputando Vasco e Botafogo. Este ano a gente conseguiu fazer os pontos necessários, terminamos na terceira colocação geral na primeira fase e com a classificação. Sei que tanto eu e os jogadores, como a diretoria e toda a comissão técnica, desde sempre, a gente trabalhou nesse sentido, sim. É um trabalho coletivo”, disse o treinador de 39 anos.

Melhor trabalho?

Em 2016, Felipe Surian já havia feito um grande trabalho no Volta Redonda. Ele foi campeão da Taça Rio pelo Voltaço e ainda conquistou a Série D de maneira invicta, levando a equipe da Cidade do Aço para a Terceirona.

Para ele, porém, a campanha rumo à semifinal do Campeonato Carioca deste ano foi especial.

“Acredito que esse tenha sido o melhor (trabalho), tendo em vista a dificuldade da competição. Em 2016 a sequência do Volta Redonda foi boa porque eu consegui o título da Taça Rio e, depois, o título invicto da Série D. Em termos de competição, este (de 2021) foi fundamental, vencemos dois grandes de início, depois fizemos grandes jogos contra Botafogo, Flamengo, e na semifinal quem acompanhou viu um time que não se deixou abater, sempre estava tentando algo a mais, então essa competição sem dúvida vai ficar marcada”, disse Surian.

E quanto ao futuro? Para o treinador, sua carreira está no caminho certo. Desde que começou a empreitada na beira do campo, assumindo o Tupi, de Juiz de Fora (MG), sua terra natal, em 2013, conseguiu bons trabalhos e agora aguarda o momento certo para fazer a ‘Licença Pro’ da CBF.

Felipe Surian levou a Portuguesa à melhor campanha de sua história no Carioca – Divulgação/AA Portuguesa

“A sequência minha tem sido boa. Desde que assumi o Tupi em 2013, quase cheguei à semifinal no Mineiro, tive um acesso no meu primeiro ano de trabalho com o Tupi também e a sequência foi boa, minha formação também é boa. Me formei em Educação Física, fiz a licença A da CBF, estou esperando para fazer a licença Pro, que tem custo altíssimo. Mas com certeza meu pensamento é de estar sempre evoluindo, vários cursos online, a gente vai buscando informação. Acredito que esse trabalho tenha elevado um pouco o meu nome, né, junto com o passado recente. Você chegar numa semifinal de Estadual é sempre bacana. Espero que tenha mais oportunidades em clubes competitivos. Quem sabe,  buscar um time padrão Série C, Série B”, afirmou Surian.

A Portuguesa terminou a fase de grupos Campeonato Carioca em terceiro lugar, com 22 pontos em 11 jogos. Foram apenas duas derrotas na campanha inicial, mas o revés por 3 a 1 para o Fluminense fez a equipe de Felipe Surian encerrar a surpreendente saga da Lusa no estadual do Rio.

Editor Jogada 10

Posts Recentes

Nahitan Nández vai para a Arábia Saudita e frustra Boca Juniors

O meio-campista uruguaio Nahitan Nández, aos 28 anos de idade, está de clube novo. Entretanto,…

24 de maio de 2024

Pulgar e Vargas são convocados para amistoso do Chile; Medel e Vidal fora

O técnico Ricardo Gareca anunciou nesta sexta-feira (24) os convocados do Chile para o amistoso…

24 de maio de 2024

Italiano: Bologna perde para Genoa na despedida de Thiago Motta

Na última rodada do Campeonato Italiano, o Bologna perdeu para o Genoa por 2 a…

24 de maio de 2024

Vaidebet pressiona e pede esclarecimentos ao Corinthians

A novela entre Corinthians e Vaidebet ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (24). Em comunicado,…

24 de maio de 2024

Ludmilla na zaga, Belo na meiúca… Veja as escalações do ‘Futebol Solidário’ no Maracanã

O evento “Futebol Solidário”, um grande encontro envolvendo figuras do esporte e celebridades no lendário Maracanã,…

24 de maio de 2024

Vasco realiza Media Day com jogadores; Jair e Paulinho mandam recado

O Vasco realizou, nesta sexta-feira (24), no CT Moacyr Barbosa, o Media Day, evento em…

24 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!