A garotada do Botafogo seguiu para o interior de São Paulo com um objetivo nítido: trazer o título inédito para a sala de troféus de General Severiano. A Copa São Paulo de Futebol Júnior está mais uma vez no horizonte do Glorioso. Nesta terça-feira (3), às 11h, em São Carlos, pelo Grupo 19, o Alvinegro estreia na competição contra o Pinheirense. O Jogada10 falou com Thiago De Camillis, treinador do sub-20 e responsável por comandar a molecada. Ele assegura, antes de tudo, que o Mais Tradicional não fará figuração e vislumbra uma campanha histórica, com final feliz.

“O Botafogo entra para brigar em todas as competições. Apesar de termos perdido alguns jogadores para o profissional, temos um grupo forte, com jogadores que já vivenciaram a competição, no próprio clube ou em outras equipes. Estamos confiantes. Posso garantir que daremos nosso 100% em todos os jogos e, claro, sonhamos com o título”, decretou, para início de conversa.

Veja quem são os convocados do Botafogo para a Copinha-2023

Aliás, sonhar é um verbo imperativo entre a molecada. Afinal, em 2022, o Botafogo realizou uma trajetória surpreendente e ficou entre os oito melhores da Copinha. Nomes como Kawan (zagueiro), Jefinho (lateral-esquerdo) e Raí (meia) levaram o Glorioso às quartas de final. O trio, inclusive, teve oportunidade na equipe principal durante o ano passado. E este é um dos propósitos da Copa SP.

Raí se destacou na última Copinha e ganhou oportunidades no Carioca – Vítor Silva/Botafogo

“O grande objetivo da base é formar jogadores para a equipe principal e para o mercado. Porém, acreditamos que, firmando bons jogadores, temos mais chances de vencer jogos e competições. E, quando entramos em campo, o objetivo é sempre ganhar”, reforçou De Camillis, ao J10.

BOTAFOGO ENCONTRARÁ PAULEIRA FÍSICA

Além do Pinheirense, o Botafogo terá, em sua chave, a companhia de São Carlos (dia 6) e São Carlense (9). É jogo atrás de jogo, em um torneio de tiro curto, configuração que demanda uma preparação diferente. Com base nesta “maratona”, o Alvinegro iniciou os treinos no início do mês passado.

“Fizemos uma preparação de cinco semanas com a progressão de carga adequada pra essa realidade e uma simulação da competição com jogos preparatórios”, resumiu o treinador.

DIRETRIZ METODOLÓGICA

Em outubro, o Botafogo definiu o nome de Thiago De Camillis para comandar o time sub-20. Pós-graduado em Ciências do Futebol na UFRJ e formado com a Licença B da CBF, o treinador de 44 anos não é um estranho no ninho. Ele trabalha com as categorias de base do clube desde 2018 e conhece muito bem estas competências.  Sua trajetória começou como auxiliar-técnico, participando ativamente das conquistas da conquistas da Taça Rio de 2020 e da Copa Rio/OPG de 2021. Em julho de 2022, tornou-se interino com a saída de Ricardo Resende até ser, de fato, promovido para chefiar os garotos.

Thiago De Camillis (à direita) tem uma história na base do Botafogo – Vitor Silva/Botafogo

De Camillis conheceu de perto a realidade das categorias inferiores antes da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), cujos trâmites foram concretizados em março de 2022.

“O Botafogo sempre teve grandes profissionais trabalhando na base, mas o clube passava por sérios problemas financeiros. algo que nos impactava. Agora, além do clube contar com um orçamento maior pra formação, temos, enfim, uma nova diretriz metodológica que guia o clube desde o profissional, até as menores categorias”, sublinhou.

Esta diretriz metodológica é uma filosofia transversal para o estilo de jogo Botafogo. A base é, claro, o ponto de partida.

“Acho que esse processo leva tempo, sim, mas esse é o caminho natural do Botafogo Way, e há a mobilização do clube para que aconteça o mais rápido possível”, encerrou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários