Futebol Internacional

Técnico do Valencia explica a volta do time ao jogo após zagueiro ter sido insultado por rival

Javi Gracia, treinador do Valencia, comentou sobre o que ocorreu com o time nos 30 minutos entre o insulto racista que Diakhaby, zagueiro de seu time, sofreu de Juan Cala, a retirada do time e o retorno da equipe para seguir jogando a partida deste domingo em que os valencianos foram derrotados por 2 a 1, no Estádio Ramon de Carranza,  pelo Campeonato Espanhol.

Cala (16) é acusado por Diakhaby (de branco, à direta, encoberto) e pelos jogadores do Valencia de proferir insultos racistas – Reprodução de TV

“Naquele momento, nosso jogador estava nervoso com o insulto e dissemos ao árbitro que não estávamos de acordo com isso e nos fomos para o vestiário. Aí veio a informação de que se não voltássemos seríamos sancionamos. Falamos com Diakhaby e como ele se encontrava. Nosso zagueiro disse que não tinha condições psocológicas para jogar, mas que o time deveria voltar e terminar a partida para não ser sancionado e punido duas vezes. Se Diakhaby falasse para não jogarmos, não voltaríamos. Mas ele pediu para irmos a campo.

Gracia  disse que ao entrar em campo conversou com o juiz:

“Voltamos para tentar a vitória como um motivo a mais para vencer. Mas não conseguimos. O árbitro disse que não escutou nada e não sabia o que realmente tinha passado, não havia uma prova e nessa situação daria continuidade para a partida. Conversamos e o que eu disse e repito aqui na coletiva é que  é lamentamos a situação e vamos condenar tudo em relação ao racismo”.

O treinador disse que foi decepcionante o fato de Juan Cala ter seguido em campo na retomada do primeiro tempo e substituído apenas no intervalo. O caso de que a vítima foi punida e o agressor, não.

“Não estou de acordo com o jogador deles seguir em campo. Não entendemos e reclamamos com o quarto árbitro”.

Por fim,  Gracia, que já trabalhou no Cádiz, disse que o seu ex-clube é exemplar e não irá passar pano neste caso.

“Trabalhei duas temporadas eu estava no Cádiz, que é uma grande referência ética em muitas coisas. Os seus torcedores são exemplarem. Sei que isso foi um borrão na sua história que será corrigido.

Do lado do Cádiz…

Já o treinador do Cádiz,  Alvaro Cervera,  respondeu pelos menos 15 vezes na sua coletiva que Cala garantiu para ele e seus companheiros que não insultou Diakhaby.

“Cala garante que não disse palavras racistas e eu confio totalmente na palavra do meu jogador. Por isso o mantive em campo até o fim do primeiro tempo”.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Vasco estreará em mais uma Arena; relembre estreias recentes

Ao entrar em campo, neste domingo (21), para enfrentar o Atlético-MG, pela 18ª rodada do…

21 de julho de 2024

Felipe Anderson credita vitória do Palmeiras a Weverton: ‘Tem muito mérito’

Após a derrota para o Botafogo, o Palmeiras deu rápida resposta para evitar um abalo.…

21 de julho de 2024

Abel exalta Palmeiras e crê em disputa de título acirrada: ‘Ano mais apertado’

O Palmeiras deu uma resposta rápida no Campeonato Brasileiro, com a vitória por 2 a…

21 de julho de 2024

Coronado não viaja para enfrentar Bahia e vira ‘dor de cabeça’ no Corinthians

Igor Coronado não viajou com a delegação do Corinthians para o jogo diante do Bahia,…

21 de julho de 2024

William condena arbitragem em revés do Cruzeiro: ‘Tivemos um gol mal anulado’

O Cruzeiro não conseguiu dar continuidade na sua sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro.…

21 de julho de 2024

Jogador do Huracán sofre entrada forte em clássico na Argentina

Os clássicos na Argentina costumam ser cercados de rivalidade, o embate entre Huracán e San…

20 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!