Inglaterra x Brasil, primeiro jogo da Era Dorival Jr
Inglaterra x Brasil, primeiro jogo da Era Dorival Jr - Foto: Arte Jogada10

 

Confira com o Jogada10 tudo o que rola neste sábado (23/3) em Wembley, palco de Inglaterra e Brasil, amistoso internacional nesta data-Fifa.

Inglaterra x Brasil, primeiro jogo da Era Dorival Jr – Foto: Arte Jogada10

Beraldo: estreia na Seleção aos 20 anos

É o zagueiro mais jovem a estrear pela Seleção desde Marquinhos (seu companheiro no PSG) em 2013.

“Eu me preparei muito para esse momento, independentemente da idade, pude chegar graças a Deus e ao Dorival pela oportunidade de com 20 anos estrear com a Seleção. E o Marquinhos me deu muitas dicas para ter um pouquinho mais de experiência e poder passar pros meus companheiros dentro de campo.  O Dorival, desde o ano passado, quando eu estava no São Paulo, sempre me passou muita liberdade e confiança pra poder fazer meu jogo e hoje não foi diferente. Antes do jogo me passou muita confiança pra jogar tranquilo e me divertir. Os principais capitães no grupo nos ajudaram muito, nos acolheram, e a gente tinha que dar a vida em campo, acho que deu pra ver o quanto a gente se entregou. E nosso lema é de se entregar ao máximo vestindo a camisa da Seleção Brasileira que é uma honra pra todo mundo”.

Andreas Pereira: ‘Muitos duvidavam’

“Gratidão imensa eu tenho ao professor, por me dar essa oportunidade e ainda jogar neste estádio. Pra mim representar meu país é um sonho de criança e ainda mais hoje sendo com vitória. Posso ser volante ou meia. Estou aqui para ajudar. Acho que é importante, (só tivemos) cinco dias de trabalho e hoje com a vitória a confiança para o torcedor é importante. Muitos duvidavam da nossa qualidade. Mas nós sabemos da nossa força e com união fizemos um belo início. Agora é só pensar no próximo jogo”

Paquetá exalta coragem da Seleção

“Sabia da dificuldade do jogo de hoje. O diferencial foi a preparação e o espírito de entender nosso momento, não ter medo e ir para cima. Um jogo bom da Seleção e a gente pode melhorar. Estou contente com o desenvolvimento da equipe e a vitória.  (É bom) Retornar e vestir essa camisa. Todas as vezes que fiquei de fora torci muito. Hoje tentei fazer o meu melhor e fico contente que tenham gostado do meu jogo”

Danilo elogia os estreantes

“Acho que não poderia ser mais simbólica uma vitória aqui em Wembley com gol do Endrick, que é o mais jovem, né? É uma vitória que dá confiança para o seguimento ao trabalho, dá um pouco mais de tranquilidade, que é necessária para implementar as ideias. A gente sabe que pra tirar aquela imagem que foi construída nesse último ano a gente precisa vencer muito mais, precisa trabalhar muito mais, mas é uma vitória que dá tranquilidade para poder trabalhar”

Sobre a estreia de jogadores na Seleção:

“Ficou fácil , incrível, os meninos todos. Parecia que já tinham 10 anos na Seleção Brasileira. A Seleção pode ficar tranquila porque tem defensor para muitos anos aí pela frente”.

Fala, Endrick!

“Ainda tô raciocinando. No fim tive outra bola para fazer gol e não (entrou)… Não vou mentir, eu só estava pensando no gol. É uma sensação única. Um fato curioso é que eu jogava videogame pela Seleção e fiz o primeiro jogo também aqui em Wembley, e também fiz um gol, e isso veio na minha cabeça, e fiquei pensando só nisso, não consegui mais pensar no jogo, isso me prejudicou um pouco. Mas é uma memória única e fico muito contente porque minha família tá aqui, minha namorada, meus empresários, e não sou um cara muito de chorar, mas tô segurando”. 

Sobre o fato de Ronaldo Fenômeno ter estreado na Seleção aos 17 anos num dia 23 de março (em 1994): “É uma data marcante e já conversei com Ronaldo, peguei muitas experiências com ele. Um cara que é ídolo aqui é o Bobby Charlton e jogar no estádio em que o Bobby jogou e fazer um gol… isso é muito importante pra mim, e espero ajudar meus companheiros e que a gente possa ir em busca de vitórias”.

Resumo do segundo tempo

Assim como ocorreu no primeiro tempo, o Brasil passou sufoco nos primeiros minutos, mas conseguiu equilibrar depois dos 10 minutos. As substituições de Dorival Jr fizeram efeito. Dessa maneira, o Brasil chegou ao gol  num lance em que o reserva Andreas lançou Vini Jr, que concluiu uma bola que deu sobra para Endrick ser o herói da vitória.

Assim, emocionado, o jovem foi abraçado por todos, inclusive pelo maior ídolo da seleção inglesa, Bellingham.Mas todos da Seleção Brasileira tiveram bom desempenho.

Fim de jogo

49′ – No último lance do jogo, Endrick chuta em direção ao gol, mas Pickford defende.

47′ – Inglaterra vai pro abafa, tentando o empate a qualquer custo.

45′ – O árbitro português Artur Soares Dias concede 4 minutos de acréscimo.

44′ – Com Bremer, o Brasil vai terminar o jogo fechando a casinha, com três zagueiros: Bremer, Fabrício Bruno e Beraldo.

43′ – Substituição no Brasil – Pablo Maia no lugar de Vini Jr.
43′ – Substituição no Brasil – Bremer no lugar de Wendell

40′ – Números do jogo até o momento: Inglaterra com 52% de posse; ambas as seleções com 13 finalizações.

Endrick tem estrela – Brasil 1 a 0

35′ – Gooooooool do Brasil! – Andreas Pereira dá para Vini Jr, que chuta para defesa parcial de Pickford. Na sobra, Endrick manda pra dentro da rede. Os jogadores da Inglaterra reclamam com a arbitragem de impedimento. Mas o lance foi legal. Desse modo, os 2.200 torcedores do Brasil presentes em Wembley vão à loucura. Em tempo: este foi o número disponibilizado de ingressos para a torcida visitante. Todos os bilhetes foram vendidos.

E tome mudanças…

32′ – Substituição no Brasil – Sai Bruno Guimarães e entra Douglas Luiz.
32′ – Substituição no Brasil – Sai Raphinha e entra Savinho.

29′ – Substituição na Inglaterra – Mainoo no lugar de Gallagher.
29′ –Substituição na Inglaterra  – Rashford no lugar de Gordon.

28′ – Raphinha pela direita faz boa jogada, mas a zaga rechaça. A bola vai até Vini Jr, que escorrega e deixa a bola sair pela linha lateral. Assim, a torcida da Inglaterra não perdoou e vaiou o craque brasileiro.

Começam as substituições

24′ – Substituição no Brasil – Sai Lucas Paquetá e entra Andreas Pereira
24′ – Substituição no Brasil – Sai Rodrygo e entra Endrick.

21′ –Substituição na Inglaterra – Gomez no lugar de Chiwell
20′ – Substituição na Inglaterra – Dunk  no lugar de Maguire.
20′ – Substituição na Inglaterra – Bowen no lugar de Bellingham.

17′ – Quase gol do  Brasil – Após passe cheio de efeito de Bruno Guimarães, Lucas Paquetá chutou e a bola passou raspando a trave de Pickford.

Curiosidade – No jogo França x Alemanha, os alemães fizeram gol em apenas 8 segundos de partida. Wirtz, do Bayer Leverkusen,  marcou o tento. Esta partida está sendo realizada na cidade francesa de Lyon.

13′ – Vai ter mudança? – Seis jogadores do Brasil estão em aquecimento. São eles: Douglas Luiz, Endrick, Ayrton Lucas, André, Pepe e Andreas Pereira.

10′ – Após susto nos primeiros minutos, o Brasil reequilibra a partida.

4′ – Quase gol da Inglaterra – Falta pela direita, Rice cobra para a área e Gordon finaliza para grande defesa de Bento.

00′ – Times entram sem alterações. Logo aos 20 segundos, Rodrygo sofre uma falta e, sem querer, Rice pisa em sua mão. Essa doeu.

Começa o segundo tempo

Brasil e Inglaterra fizeram um bom jogo na etapa inicial. Os ingleses estavam muito perigosos nos primeiros minutos, mas o Brasil foi equilibrando e conseguindo as três melhores chances da etapa. Assim, teve uma com Vini Jr, que Walker salvou quando a bola estava quase entrando; uma com Rodrygo e a outra com Raphinha.

Os números: 51% de posse para a Inglaterra; e 8 chutes para cada lado.

Primeiro tempo de Inglaterra x Brasil foi movimentado – Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Termina o primeiro tempo

44′ – Inglaterra segue tentando assustar o Brasil com chuveirinhos. Mas sem sucesso.

41′ –  Quase, quase! – Maguire vai mal na tentativa de cortar um lançamento de Paquetá e Raphinha se antecipa. Assim, chuta raspando a trave direita de Pickford.

Paquetá manda na trave

34′ – Quase gol do Brasil – Após ótima troca de passes pela direita, Paquetá tenta a finalização sem sucesso, mas tem uma segunda oportunidade na área e chuta na trave de Pickford. Esta jogada inflamou a torcida brasileira presente em Wembley.

33′ – Cartão amarelo para o Brasil – Paquetá faz falta de Maguire no meio de campo e é punido pelo árbitro.

Torcida do Brasil animada

32′ – Arrancada brasileira com Vini Jr pela esquerda levanta a torcida do Brasil. Em velocidade, ele pegou na intermediária e foi até a linha de fundo. Na hora de fazer o cruzamento foi bloqueado, mas ganhou a vibração dos torcedores.

31′ – Perigo para o Brasil – Bom trabalho de Walker pela esquerda, tocando para Gordon. Este cruza rasteiro. O lateral esquerdo Wendel corta na hora do arremate inglês.

25′ – Inglaterra volta a trabalhar mais a bola, mas o Brasil fecha bem os espaços. Jogo de estudos.

Primeira troca no jogo

19′ – Substituição na Inglaterra – Sai Walker e entra Konsa, do Aston Villa. Afinal, Walker sentiu a lesão e, como estava levando um baile de Vini jr, tratou de sair rapidinho.

18′ – Quase gol da Inglaterra – O atacante Watkins recebe pela esquerda na pequena área, na cara do goleiro Bento e , quando ia marcar, Fabrício Bruno chega para o abafa, evitando gol certo dos ingleses.

Brasil acorda para o jogo

17′ – Paquetá encontra Rodrygo bem colocado e o chute sai muito perigoso. O Brasil começa a gostar do jogo.

16′ – De novo Vini Jr – Brasileiro cai pela esquerda, sai da marcação de Walker, mas leva um toquinho. Tenta cavar um pênalti. Quase.

12′ – Cartão amarelo para  a Inglaterra – Bellingham faz falta em Bruno Guimarães e leva o primeiro cartão do jogo.

Confira ao vivo a narração da Voz do Esporte para Inglaterra x Brasil 

12′ – Uhhhhhhh! – Vini recebe lançamento em profundidade, ganha de Walker e chuta e desloca o goleiro Pickford. Mas a zaga salva na linha. O passe foi do Paquetá.

9′ – Depois de 8 minutos em que só deu Inglaterra, Brasil faz boa troca de bolas e Rodrygo chuta para boa defesa de Pickford.

2′ – Perigo para o Brasil – Foden cobra falta que passa perto do gol de Bento.

Começa o jogo Inglaterra x Brasil

Jogadores em forma para minuto de silêncio por Zagallo e Terry Venables – Foto: Glyn Kirk/AFP via Getty Images

16h – Todos fazem 1 minuto de silêncio em memória de Mário Lobo Zagallo, ícone do futebol brasileiro (campeão como jogador e treinador da Seleção Brasileira, morto em janeiro de 2024, aos 92 anos) e Terry Venables (ex-treinador da Inglaterra e do Barcelona, que morreu em novembro de 2023, aos 80 anos)

15h55 – As duas seleções entram em campo para jogar.

Tudo pronto para o jogo – Foto: Felipe David/Jogada10

15h45 – O jogador mais ovacionado foi Bellingham. Assim, os ingleses foram à loucura quando o nome do companheiro de Vini Jr no Real Madrid foi anunciado.

15h40 – Faltam 20 minutos para o início do clássico. Entretanto, muitos lugares ainda estão vagos nas arquibancadas. Dessa forma, a torcida brasileira se concentra à direita da Tribuna de Imprensa.

Dorival já treinou 20 clubes

15h35 – Dorival Jr, que estreia na Seleção, é  veterano que já passou por 20 clubes. No Rio, dos grandes, só não treinou o Botafogo. Em São Paulo, só falta o Timão. Além disso, no Sul, o Grêmio. Dessa maneira, Dorival foi técnico de todos os outros clubes grandes do país.

Veja a lista completa de Dorival: Athletico-PR, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba,  Criciúma, Cruzeiro, Ferroviária, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Palmeiras,  Santos, São Caetano, São Paulo, Sport, Vasco

15h30 – As duas seleções seguem se aquecendo em campo. O tempo está frio na Inglaterra. Cerca de 5ºC.

Seleções fazem aquecimento para o jogo amistoso, no frio londrino – Foto: Felipe David/Jogada10

Torcedores brasileiros fazem barulho em Wembley

15h25 – O nosso repórter Felipe David já está dentro do estádio de Wembley: “A torcida brasileira foi à loucura com a entrada da Seleção para o aquecimento. Já quando a Inglaterra entrou, as vaias dos brasileiros abafaram os gritos tímidos da torcida inglesa”.

15h20 – Torcedores do Brasil estão muito animados com o jogo, fazendo festa nos arredores de Wembley.

Torcedores da Canarinho se enfeitam e levam amarelo para as ruas nos arredores de Wembley  – Foto: Felipe David Rocha/Jogada10

15h10 – A Inglaterra está escalada. O técnico Gareth Southgate coloca em campo: Pickford; Walker, Stones, Maguire e Chilwell; Gallagher, Rice e Bellingham; Foden, Watkins e Gordon.

Seleção escalada

15h – O Brasil está escalado: Fabrício Bruno na zaga. O time é: Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Raphinha.

14h55 – Três das quatro vitórias da Inglaterra foram em sua casa, incluindo a vitória por 2 a 1 em 2013 na reestreia de Felipão com a Seleção. Este jogo, inclusive, celebrou os 150 anos da Federação Inglesa. Assim, Rooney e Lampard marcaram para a Inglaterra; Fred fez o gol do Brasil. Nenhum jogador que estava naquela partida estará em campo hoje.

14h50 – Brasil e Inglaterra já se enfrentaram 26 vezes. Desse modo, foram 11 vitórias do Brasil, 4 vitórias da Inglaterra (todas em amistosos) e 11 empates. Um dos jogos mais marcantes ocorreu em Wembley em 1981. Afinal, o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Zico.

14h45 – A CBF definiu a numeração da Seleção Brasileira para os amistosos. Quer saber qual? CLIQUE AQUI.

Fala, Dorival!

14h30 _ Dorival Jr fez declarações antes do jogo: “Foram poucos dias, mas nossos treinos foram de excelente nível. Acredito que temos de ter tranquilidade e equilíbrio para ter o timing certo contra um rival que tem conjunto forte”

14h20 – A brasileira Jéssica e e o inglês Josh (na foto abaixo) são casados. Estiveram no Brasil recentemente e viram a Seleção perder a final da Copa América para a Argentina. Hoje estão em Wembley, torcendo para seleções diferentes. Quem leva a melhor?

Jessica e Josh, casal que hoje estará em torcidas opostas – Foto: Felipe Davi Rocha/Jogada10

Brasil em Wembley

14h16 –  Seleção Brasileira acaba de chegar em Wembley. Leila Pereira, chefe da delegação nos amistosos, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF,  animadíssimos. Mas os jogadores sérios e concentrados.

14h15 – Torcida começa a chegar em Wembley. Clima de festa nos arredores do estádio

Corredor que leva a Wembley – Foto: Felipe David/Jogada10

14h – Não deixe de conferir as declarações de Leila Pereira. Afinal, a presidente do Palmeiras é chefe da delegação da Seleção nesta data-Fifa e falou com veemência sobre os casos Robinho e Daniel Alves. Com isso, fez a CBF se pronunciar sobre o caso. Então, veja aqui o passo a passo do que se torna um divisor de águas. Graças à coragem de uma mulher muito influente no futebol:

Leila Pereira: um tapa na cara de todas nós mulheres
Leila não quer ser voz isolada
Danilo: temos de entender qual o nosso papel
Presidente da CBF fala sobre os casos e entidade solta nota

Veja esta galeria especial do Jogada10: Seleção desafia novo tabu em Wembley, mas mira aumentar vantagem no século

13h45 –  Torcida inglesa está animada com o duelo com o Brasil, embora Londres não tenha feito muita publicidade nas ruas da cidade.

Torcedores ingleses falam sobre o que esperar do amistoso de sua seleção com o Brasil – Foto: Felipe David/Jogada10

Provável escalação da Inglaterra

13h45 – Já o técnico inglês Gareth Southgate perdeu alguns de seus astros por lesão. Assim, ele está sem Saka (Arsenal) e Kane (Bayern), dois titulares garantidos, além de Grealish (Manchester City). Dessa forma, deve escalar Pickford (Everton-ING); Walker (Manchester City), Stones (Manchester City), Maguire (Manchester United) e Chiwell (Chelsea); Gallagher (Chelsea), Declan Rice (Arsenal), Jude Bellingham (Real Madrid-ESP) e Maddison (Tottenham-ING); Phill Foden (Manchester City) e Rashford (Manchester United).

Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, tem desfalques importantes. Mas escala time fortíssimo – Foto:  Kirill Venediktov/Wikimedia Commons

Provável escalação do Brasil

Este jogo marcará a estreia de Dorival Jr no comando da Seleção. Assim, de uma lista de 50 jogadores, ele chamou 26. Entretanto, teve de fazer algumas trocas. Dessa forma, neste sábado, após quatro treinos no CT do Arsenal definiu o time da estreia. Uma provável escalação indica: Bento (Athletico-PR); Danilo (Juventus-ITA, será o capitão); Bremer (Juventus-ITA), Beraldo (PSG-FRA) e Wendell (Porto-POR); João Gomes (Wolverhampton-ING) , Bruno Guimarães  (Newcastle-ING) e Lucas Paquetá (West Ham-ING); Rodrygo (Real Madrid-ESP) , Vini Jr (Real Madrid-ESP) e Raphinha (Barcelona-ESP)Mas há a chance de Fabrício Bruno (Flamengo) aparecer como surpresa nos 11.

Brasil fez reconhecimento do gramado de Wembley nesta sexta-feira Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Boa tarde pessoal! Neste sábado (23/3), o Jogada10 faz uma cobertura mais do que especial de Inglaterra x Brasil, que será às 16h (de Brasília) em Londres. Este é o primeiro dos dois amistosos dos Canarinhos nesta Data-Fifa. O outro será na terça-feira, contra a Espanha, em Madri. Dessa maneira, o J10 está em Londres com seu repórter e editor Felipe David. Ele, inclusive, tem um Diário de Viagem mostrando os bastidores de sua cobertura. Acompanhe abaixo:

Diário: a imponência da Libra esterlina
Diário: lendário Wembley

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários