Roberto Assaf

Terceira via e quatro títulos

Está na coluna de Ascânio Seleme em ‘O Globo’, de 18 de dezembro. Segundo a nota publicada pelo jornalista, Luiz Inácio Lula da Silva, reunido em São Paulo com lideranças das centrais sindicais, disse que “o Flamengo não ganhou nada este ano”.

Seria importante avisar que eu jamais votaria em nenhum dos dois principais candidatos à presidência da República em 2022. Nem em algo próximo a qualquer um deles. Mas é fundamental afirmar que o petista cometeu um engano. O Flamengo conquistou a Taça Guanabara, o tricampeonato do Rio de Janeiro, a Supercopa do Brasil e o Brasileiro de 2020, que acabou em fim de fevereiro de 2021. E que perdeu os demais títulos porque entregou a tarefa de dirigir o seu elenco milionário a um cidadão desqualificado para o cargo, que apesar dos fracassos, manteve até o fim a benção dos cartolas, e que também são culpados, como o técnico, nos fiascos ocorridos no segundo semestre.

O petista, a propósito, tem razão quando fala em “salto alto”, pois tal comportamento, infelizmente tão comum na vida rubro-negra, também ajudou na desconstrução de um dos três times de futebol da história do Flamengo. Mas esqueceu de citar que “vergonha” maior passou o seu clube, pois esse sim fechou 2021 sem comemorar nada além de uma vaguinha surrada na maldita Libertadores.

De acordo com as pesquisas exibidas com frequência, Lula deverá vencer a eleição, algo que parece evidente se levarmos em conta que já era um personagem quase esquecido, carta fora do baralho, quando o atual presidente da República conseguiu ressuscitá-lo.

O que Lula teme, quando fala em “salto alto”, é a possibilidade de surgir uma terceira via que tenha de fato a capacidade de ameaçá-lo, e ao principal concorrente, daí a advertência aos companheiros. Mas como política é um jogo distinto do futebol, embora também tenha interesses variados, dificilmente haverá tempo para formar um candidato que possa atrapalhar a vida de ambos. Logo, bastará contar com o comportamento quase sempre inacreditável do adversário para ganhar.

A exemplo de Cuca, que é um ótimo treinador, e ao qual bastou apostar nos equívocos do Flamengo, Lula também poderá vencer, pois nem terceira via, como o Palmeiras no futebol, terá pelo caminho.

De todo jeito, Lula tem razão quando adverte os sindicalistas. Afinal, o Flamengo começou a perder os títulos quando o novo treinador chegou. Quadro diferente da política, pois o atual presidente foi sempre igual. Antes e depois. É preciso, no entanto, lembrar ao petista que o clube carioca conquistou quatro títulos no ano corrido de 2021.

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do site Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Flávio Almeida

Compartilhe
Publicado por
Flávio Almeida
Tags: colunas

Posts Recentes

Torcedores do Botafogo invadem redes sociais de namorada de Almada

Bem recebida! Antonella D'Alotta, namorada de Thiago Almada, novo reforço do Botafogo, já pôde sentir…

5 de julho de 2024

Com dois gols e sequência invicta, Fellipe Resende se destaca pelo Maricá

O Maricá venceu o Araruama por 1 a 0,  no último sábado (29), pela 7ª…

5 de julho de 2024

‘Não dá pra falar que estou feliz’, desabafa Cristiane

Fora da lista do técnico Arthur Elias para as Olimpíadas, Cristiane, atacante do Flamengo, desabafou…

5 de julho de 2024

Estádio que se sediou jogos da Eurocopa surge destruído

A guerra entre Ucrânia e Rússia também afeta o esporte. Estádio do Shakhtar Donetsk, clube…

5 de julho de 2024

Gómez se reapresenta, e Veiga fala de marca histórica no Palmeiras

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta sexta-feira (05), na Academia de Futebol, após o…

5 de julho de 2024

Confira mais pontos da coletiva do novo executivo do Vasco

Apresentado nesta sexta-feira (5) pelo Vasco, o executivo de futebol, Marcelo Sant'Ana, abordou diversos assuntos…

5 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!