Um sismo de magnitude 5,1 foi sentido na costa do Equador às 2h39 da madrugada deste sábado (15/10). O terremoto preocupa, faltando duas semanas para a grande final da Copa Libertadores entre o Flamengo e o Athletico Paranaense. O abalo foi a 7,8 km de Guayaquil, cidade que será sede da decisão.

Final da Copa Libertadores será no Estádio do Barcelona, em Guayaquil (Monumental Isidro Romero Carbo), a 7 km de onde houve o abalo sísmico deste sábado – Franklin Jacome/Getty Images)

País propenso a abalos sísmicos

O Equador é um dos países mais propensos a abalos sísmicos por causa da existências de placas tectônicas (grandes blocos rochosos que compõem a crosta terrestre e que são impulsionados pelas forças do interior do planeta). Assim, as placas de Nazca e Sul-Americana, que ficam na região, podem causar terremotos e tsunamis.

Em 16 de abril de 2016, um terremoto de 7,8 graus de magnitude devastou povoados das províncias costeiras de Manabi e Esmeraldas, deixando 673 mortos. Mas esse litoral fica no oeste do país, a quase 200 km de Guayaquil. Neste sábado, porém, o abalo foi na costa mais próxima da cidade.

O jornal El Universo publicou que moradores da área próxima ao litoral tiveram que deixar as casas durante a madrugada. No entanto, segundo o Instituto Geofísico e o Instituto Oceanográfico do Equador, o sismo teve 40,34 km de profundidade e uma intensidade que não foi suficiente para provocar a formação de um tsunami.

Além do risco de terremoto, Guayaquil vive momentos de tensão com o narcotráfico, o que causou polêmica sobre sua escolha para a final – Foto: Henry Vidal Haro Aguilera, por Pixabay

Local da final foi questionado

Muitos questionaram a realização da final da Libertadores em Guayaquil, principalmente após episódios de violência que fizeram o governo decretar “estado de exceção”  no final do mês passado. Afinal, a cidade vive uma onda de assassinatos, guerras de gangues, assaltos e atentados relacionados ao narcotráfico. Assim, segundo as autoridades de segurança, mais de 800 pessoas foram vítimas de assassinato este ano. A cidade concentra 32,5% dos homicídios no país.

Apesar disso, a Conmebol não arredou pé e manteve a final da Libertadores para Guayaquil. Dessa forma, a entidade bateu o martelo no dia 26 agosto. O presidente da entidade, Alejandro Dominguez, foi ao Estádio do Barcelona, elogiou a estrutura, falou da tradição do lugar e disse que esta será a “melhor final de Libertadores da história”.

Tomara! É esperar para ver.

A final está marcada para 29 de outubro, às 17h (de Brasília), no estádio do Barcelona.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

 

Comentários