Pouco antes do jogo entre Bélgica e Suécia, em Bruxelas, nesta segunda-feira (16/10), pelas Eliminatórias da Eurocopa-2024, ocorreu um ataque terrorista no entorno do estádio. De acordo com a imprensa belga, um atirador ligado ao grupo terrorista ISIS, fez diversos disparos de fuzil contras centenas de pessoas que seguiam rumo ao estádio para a partida. Pelas primeiras informações oficiais, dois torcedores suecos morreram por arma de fogo.

O jogo pelo Grupo C teve os 45 minutos iniciais. Ainda no primeiro tempo, a segurança retirou as autoridades que estavam nas tribunas. Mas no intervalo, quando a partida estava 1 a 1, conforme chegaram as notícia sobre o tiroteio e as mortes dos torcedores suecos, o duelo parou. Já nas cadeiras, quase todos os torcedores estavam no celular conversando provavelmente com familiares para dar notícias. O atirador conseguiu fugir, mas estava escondido nos arredores do estádio, fechado durante horas pela segurança, com os torcedores dentro.

Suposto terrorista vai à redes

Mais tarde, um homem, Abdesalem Al Guiliani, se apresentou, nas redes sociais, como membro da ISIS e como autor dos tiros (NR: ainda não foi confirmado se ele é o matador).

“Sou um combatente de Alá e matei três suecos. Vivemos e morremos pela nossa fé”, disse.

Vários torcedores da Suécia, ao circularem pela capital belga e cientes da declaração do atirador, temendo pela vida, tiraram as camisas de suas seleções e colocaram roupas negras temendo serem alvos

Vale lembrar que o estádio é relativamente próximo às sedes de diversas entidades internacionais, como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Polícia fecha as principais vias de acesso no entorno do Estádio Rei Balduíno após o atentado – Foto: Reprodução / Redes Sociais

O presidente da Federação Sueca de Futebol, Frederik Reinfeldt confirmou que os jogadores suecos não quiseram jogar a segunda parte do duelo com a Bélgica.

“Os jogadores só foram informados ao intervalo. Não voltar para o segundo tempo foi a melhor solução”, disse Reinfeldt.

Atos dos terroristas indicam retaliação aos ataques de Israel a Gaza

Seguindo as informações, o grupo terrorista ISIS fez o atentado como forma de vingança aos ataques de Israel à faixa de Gaza. Há duas semanas o grupo Hamas, que comanda este território palestino, fez um atentado terrorista na fronteira de Israel. A ação vitimou mais de mil pessoas, incluindo quatro brasileiros que estavam numa festa rave.

Mas este jogo pelo Grupo C virou mero amistoso. Afinal, a Bélgica entrou classificada. Mas a Suécia, com a vitória da Áustria sobre o Azerbaijão, mais cedo (1 a 0), entrou eliminada. Os austríacos garantiram a vaga 2 para a fase final da Euro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários