Categorias Vasco

Tiago Reis marca no fim, e Vasco vence Caracas na Sul-Americana

Apesar da má fase no Campeonato Brasileiro, o Vasco aproveitou o retorno da Copa Sul-Americana para tentar reescrever uma nova história na temporada, agora sob o comando do português Ricardo Sá Pinto. Depois do jogo, o sentimento de que a vitória sobre o Caracas (VEN), nesta quarta-feira, poderia ter tido um placar mais elástico do que o 1 a 0. Mesmo desfalcado de seus principais jogadores, Benítez e Cano – seguem lesionados, o Cruz-Maltino foi dominante do início ao fim. Além do gol de Tiago Reis nos minutos finais, o time brasileiro ainda desperdiçou um pênalti com Carlinhos e praticamente não correu riscos no setor defensivo.

 

Talles Magno faz grande jogada diante de marcador venezuelano. Crédito: Twitter / CONMEBOL

 

A vitória deixa o Vasco com uma vantagem mínima para o jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Olímpico de Caracas. A equipe comandada por Sá Pinto pode até perder o reencontro por um gol de diferença desde que anote um gol fora de casa, que ainda assim avança às oitavas – há o critério de gol fora de casa como desempate. Antes disso, tem duelo contra o Goiás, domingo, às 20h30, na Serrinha, em Goiânia, pela 19ª rodada do Brasileirão.

O Cruz-Maltino, que havia avançado à segunda fase com um fraco futebol após eliminar o Oriente Petrolero – vitória por 1 a 0 em casa e empate sem gols na Bolívia, foi logo para cima de um adversário que viajou para o Rio de Janeiro com o simples objetivo de jogar retrancado com duas de linha de quatro e os dois atacantes recuando até o meio-campo para preencher espaços. No principal lance de perigo do primeiro tempo, Ribamar subiu sozinho entre a dupla de zaga e cabeceou por cima do gol de Velásquez. Com 66% de posse de bola e seis finalizações contra nenhuma do adversário, o time brasileiro teve desempenho razoável na etapa inicial, mas faltou efetividade dos jogadores de lado, tímidos no apoio. O Vasco ocupou o campo dos venezuelanos, mas precisava acertar o último passe. Responsáveis pela armação, Léo Gil e Carlinhos buscavam alternativas, mas sem êxito. O lance polêmico ficou por conta do meia cruz-maltino, que raspou na bola após cruzamento de Vinicius. Casiani teria tocado com a mão na bola. A jogada, porém, não teve revisão do VAR, que só será utilizado a partir das oitavas de final do torneio.

O Caracas, eliminado na fase de grupos da Libertadores, mas que vinha de vitória no Campeonato Venezuelano, mostrou fragilidades claras na Colina: falhas na bola aérea, erros na saída de bola e ausência de contra-ataques. Chegava raríssimas vezes, e sempre pelo lado esquerdo com Hernández e Cellis, seus jogadores mais perigosos. Conseguiu segurar o Vasco por um bom tempo, é verdade, só que mais por falta de capricho do time da casa do que propriamente por méritos próprios. Coletivamente fraco, o Caracas contou com boa atuação do goleiro Velásquez para não perder por diferença maior.

Na etapa final os comandados de Sá Pinto seguiram absolutos na posse de bola e ocupando o campo adversário, porém com poucas finalizações. Aos 12 minutos, Casiani cometeu falta dura em Henrique na área. Pênalti cobrado por Carlinhos a meia altura e sem força, o que facilitou o trabalho de Velásquez, que defendeu em dois tempos. O time não repetia a atuação dos primeiros 45 minutos. Para piorar, Sá Pinto demorava para mexer. Até que Ygor Catatau e Parede entraram nas vagas de Carlinhos e Vinicius, respectivamente. A equipe cruz-maltina foi para cima, mas de forma desordenada. Afobado, Ygor acabou expulso com menos de 15 minutos em campo ao deixar o braço com força no rosto de um adversário. Quando tudo parecia perdido, brilhou a estrela de Sá Pinto. O treinador substituiu Ribamar por Tiago Reis aos 39. Três minutos depois, Andrey deu lindo passe para Parede, que infiltrou pela direita e cruzou na medida para Tiago Reis completar para o gol e dar fim a um jejum de vitórias do Vasco, que já durava intermináveis nove jogos.

O vencedor do confronto entre brasileiros e venezuelanos enfrentará Defensa y Justicia (ARG) ou Sportivo Luqueño (PAR) nas oitavas. Nesta quarta, no Paraguai, o Defensa venceu por 2 a 1.

 

VASCO 1 x 0 CARACAS (VEN)

28/10/2020 – Segunda fase da Copa Sul-Americana (ida)
São Januário, Rio de Janeiro (RJ) – portões fechados

VASCO : Fernando Miguel, Cayo Tenório, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Andrey; Léo Gil (Marcos Junior, aos 33 do 2T), Carlinhos (Ygor Catatau, aos 26 do 2T) e Vinícius (Parede, aos 27 do 2T), Talles Magno e Ribamar (Tiago Reis, aos 42 do 2T). Reservas não utilizados: Lucão, Neto Borges, Werley, Marcelo Alves, Fellipe Bastos. Técnico: Ricardo Sá Pinto.

CARACAS (VEN): Velásquez; Casiani, Villanueva, Osio e Notaroberto; Castillo, Junior Moreno (Andreutti, aos 32 do 2T) ; Luis González (Guarirapa, aos 15 do 2T) e Robert Hernández (Bonsu, aos 32 do 2T) Cellis (Edgar Silva, aos 41 do 2T) e Blanco (Febres, aos 40 do 2T).  Reservas não utilizados: Christian Flores, Javier Maldonado, Santiago Rodríguez. Técnico: Noel Sanvicente.

Gol: Tiago Reis (1-0 aos 42`/2ºT )

Árbitro: Michael Espinoza (PER). Auxiliares: Coty Carrera (PER) e Raul Lopéz Cruz (PER).

Cartão Amarelo: Cayo Tenório (VAS); Guarirapa e Febres (CAR)

Cartão Vermelho: Ygor Catatau (VAS)

jogada10admin

Posts Recentes

Ex-jogador Raí discursa em evento político na França

O ex-jogador Raí participou nesta quarta-feira (3) de uma manifestação contra a extrema direita na…

4 de julho de 2024

Palmeiras x Santos pelo Brasileiro Sub-20: onde assistir, escalações e arbitragem

Nesta quinta-feira (5), Palmeiras e Santos medem forças pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.…

4 de julho de 2024

Tite critica arbitragem e explica ‘ausência’ de Pedro

Mesmo com a vitória do Flamengo por 4 a 2 sobre o Atlético-MG, o técnico…

4 de julho de 2024

Luis Zubeldía é expulso e desfalca o São Paulo; confira

Nesta quarta-feira (3), o São Paulo derrotou o Athletico por 2 a 1, na Ligga…

4 de julho de 2024

Hulk pede desculpas por má fase do Atlético e quer apoio da torcida

Apesar de ter marcado duas vezes, o atacante Hulk viu o Atlético-MG tropeçar novamente na…

4 de julho de 2024

Série D: Portuguesa-RJ empata na Bahia e desperdiça chance de colar no líder

A Portuguesa-RJ ficou no empate sem gols com o Itabuna na noite desta quarta-feira (3),…

4 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!