O técnico Tite já está com a cabeça na Copa do Mundo. Na véspera da partida contra o Paraguai, nesta terça-feira (1), às 21h30, no Mineirão, pela 16ª rodada das Eliminatórias, o treinador da Seleção Brasileira fez mistério sobre a escalação, mas indicou que testará mais os jovens nos últimos compromissos e que seguirá realizando testes até o Mundial no Qatar.

Veja as últimas notícias da Seleção Brasileira!

Tite na coletiva de Imprensa da Seleção Brasileira – 08092021 – Reprodução

Para o duelo contra o Paraguai, Tite terá que realizar duas mudanças na equipe. O lateral-direito Emerson Royal, expulso contra o Equador, está suspenso, assim como o zagueiro Éder Militão, que cumprirá suspensão automática. Os dois jogadores já foram liberados para voltarem aos seus clubes. A tendência é que Daniel Alves e Gabriel Magalhães comecem como titulares.

Além disso, o Real Madrid solicitou que a Seleção Brasileira evite desgastar o volante Casemiro e os atacantes Vinícius Júnior e Rodrygo, já que na próxima quinta-feira (3) irá utilizá-los contra o Athletic Bilbao, pelas quartas de final da Copa do Rei. Tite deu a entender que está estudando o pedido.

“Não existe um acordo, mas existe bom senso e a capacidade de olhar calendários. Saber que o Real joga dia 4. Tenho de ter discernimento para não estourar um atleta com jogo no dia 1 com a seleção e dia 4 pelo clube”.

Questionado sobre priorizar a observação ou desenvolvimento coletivo, Tite explicou o próximo desafio.

“Fazer uma estrutura de conjunto que permita o individual aparecer para não transferir a responsabilidade. Temos de dar estrutura para a equipe e fortalecer o atleta para desempenhar o seu melhor. É o nosso objetivo: conjugar coletivo com o individual”, afirmou o treinador.

Seleção Brasileira retornará ao Mineirão – Pedro Souza / Atlético

Com 36 pontos e invicto nas Eliminatórias, o Brasil já está garantido na Copa do Mundo. Tite ainda tem mais três partidas pela frente para realizar testes, além dos amistosos que serão marcados pela CBF antes do Mundial. O treinador revelou que pretende observar no caminho rumo ao Qatar, antes de definir a lista dos convocados.

“Nós temos que ficar atentos no momento de realizar a montagem do elenco. São oportunidades que os atletas vão mostrando na disputa para convocação final. Vamos oportunizar dentro de uma estrutura de equipe. Não de forma aleatória, mas harmônica, para que jogadores versáteis possam fazer saída de 3 e de 2, de atacar em 4-4-1, com dois externos avançados e que vira 4-2-3, de ter essa montagem, versatilidade e capacidade”, explicou.

Por fim, Tite não escondeu a alegria por retornar ao Mineirão com a Seleção Brasileira e aproveitou para pedir o apoio do público.

“Quando se sente apoiado e incentivado, a possibilidade de desempenho é melhor. Você se sente confiante”, destacou o treinador, que relembrou as partidas contra a Argentina.

“Tivemos um grande acolhimento no Mineirão. Os dois jogos com a Argentina foi uma linda atmosfera, de verdadeiramente torcerem para a seleção. Eles torcem para os clubes, mas tem identificação e carinho com os atletas. As duas apresentações foram muito bonitas nesse sentido”, finalizou.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários