A Conmebol multou o técnico Tite, da Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, pelas críticas à organização da Copa América. A Comissão Disciplinar da entidade determinou uma punição de 5 mil dólares (R$ 24,6 mil na cotação atual) ao treinador brasileiro.

Na véspera da estreia do Brasil na Copa América, o treinador afirmou que a competição foi organizada de forma “atabalhoada”. Tite foi enquadrado no artigo 12.2, que trata-se também sobre “insultar de qualquer maneira e por qualquer meio a Conmebol, seus oficiais, autoridades, etc” (veja abaixo o artigo completo).

Tite orienta Everton e Gabi durante a partida contra a Colômbia, nesta última quarta-feira, no Nilton Santos – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O valor da multa será debitado automaticamente da quantia que a CBF receberá pela participação na Copa América. A decisão não cabe recurso. Eduardo Gross Brown, presidente da Comissão Displinar da Conmebol, ainda afirmou que em caso de nova infração, o treinador poderá ser enquadrado no artigo 31 do Código Disciplinar, que trata sobre suspensão por reincidência.

Artigo 12.2 do Código Disciplinar da Conmebol: 

– Comportar-se de maneira ofensiva, insultante ou manifestações difamatórias de qualquer índole;

– Violar as pautas mínimas do que se considera um comportamento aceitável no âmbito do esporte e do futebol organizado;

– Insultar de qualquer maneira e por qualquer meio a Conmebol, seus oficiais, autoridades, etc;

– Utilizar um evento desportivo para realizar manifestações de caráter não-esportivo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, Twitter, Instagram e Facebook.

Comentários