A segunda passagem de Fernando Diniz como técnico do Fluminense completa um ano no fim de abril. No curto prazo, os resultados são impactantes como a terceira colocação na última edição do Campeonato Brasileiro. Além, claro, do título estadual, o primeiro de expressão do comandante. A conquista permitiu ao Tricolor se igualar ao arquirrival em aproveitamento nas últimas quatro decisões do Carioca. Assim como reforça a equipe como candidata a vencer a Série A.

O time das Laranjeiras e o Flamengo se enfrentaram nas últimas quatro finais do Estadual, algo inédito na história do torneio. O Rubro-Negro saiu na frente ao levantar o troféu em 2020 e 2021. No entanto, o Fluminense repetiu o feito do arquirrival nas últimas duas temporadas.

Desse modo, o Tricolor vem conseguindo voltar a ser competitivo no Rio de Janeiro. Antes maior campeão estadual da história, ficou sete anos sem vencer o título Carioca. Assim, viu a equipe da Gávea tomar o seu posto em 2009 e acumular seis edições do torneio nos últimos 13 anos. Com a retomada do protagonismo, o time das Laranjeiras diminuiu a diferença para quatro troféus.

Jogadores do Fluminense celebram o bicampeonato carioca – Lucas Bayer/Jogada10

O próximo passo é voltar a se protagonista em competições de nível nacional. Isso porque a última vez que a equipe venceu um grande título foi em 2012, com a quarta conquista do Campeonato Brasileiro.

No cenário internacional, as últimas grandes campanhas do Tricolor foram na Sul-Americana de 2009 e Libertadores do ano anterior. Naquele período, o clube das Laranjeiras chegou na decisão.

Esperança de um Fluminense retomando o destaque

Diferentemente da sua primeira experiência como treinador do Tricolor, Diniz vem conseguindo unir bom futebol e resultado. Demonstrando evolução na sua carreira, uele assumiu a equipe no início da última edição da Série A.

Com poucos meses de trabalho em um time que não era uma realidade, conseguiu a terceira colocação no torneio. Assim como o segundo melhor ataque, atrás apenas do campeão Palmeiras.

No atual cenário, o Fluminense manteve a espinha dorsal do seu elenco e trouxe reforços pontuais. Além disso, ao analisar todos os participantes da próxima edição do Campeonato Brasileiro, a equipe é dona do quinto melhor ataque e segunda melhor defesa, ao lado do Grêmio até aqui.

Levando em considerações apenas os times que conquistaram uma vaga para a Libertadores, o Fluminense tem o terceiro ataque mais eficiente e a segunda defesa menos vazada.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários