Se você acha que o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, só está na história do Flamengo por causa do título da Libertadores de 1981 você está enganado. Na verdade, o lendário palco do futebol mundial já tinha assistido a uma glória do Rubro-Negro carioca que completa 60 anos nesta semana. Precisamente em 25 de janeiro de 1961. Neste dia, o time sagrou-se campeão do Torneio Octogonal Sul-Americano.

 

O craque Gerson fez os dois gols da vitória sobre o Cerro, no Estádio Centenário – Gazeta Esportiva

 

Com dois gols do craque Gerson, o Canhotinha, o Flamengo derrotou o Cerro, do Uruguai, por 2 a 0 e conquistou o caneco da competição disputada (entre os dias 4 e 25/1)  por algumas das melhores equipes dos três grandes centros do futebol do continente na época: Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco (Brasil); Boca Juniors e River Plate (Argentina); Cerro e Nacional (Uruguai).

O torneio foi disputado em pontos corridos com partidas também no Rio, em São Paulo, em Buenos Aires.

“Eu considero como um campeonato sul-americano. Não sei por que esse torneio não foi muito badalado. Está meio esquecido. A competição foi disputada pelas melhores equipes sul-americanas da época. O Cerro, por exemplo, era um clube grande do Uruguai”, conta o jornalista e escritor Roberto Assaf, autor, entre outros livros do “Almanaque Rubro-Negro” e da “A História do Campeonato Carioca”.

Gol de falta abre o caminho para a vitória

Mas não foi fácil. O Flamengo chegou à última rodada precisando derrotar o adversário uruguaio, que também tinha chances de ser campeão, e torcer para que o Boca não derrotasse o São Paulo, em Buenos Aires. Caso o Rubro-Negro e a equipe argentina vencessem haveria um jogo de desempate entre ambos.

Mas mesmo fora de casa, o Flamengo, de Carlinhos, o violino, e Jordan, o maior marcador do craque Garrincha, surpreendeu o adversário abrindo o placar logo aos dois minutos. Foi numa cobrança de falta perfeita de Gerson. O time carioca dominou todo o primeiro tempo.

Na segunda etapa, diante das notícias de que o Boca estava sendo goleado por 5 a 1, o Cerro partiu para empatar o jogo, resultado que lhe daria o título. Mas o Flamengo se fechou e acabou ampliando o placar aos 43 minutos, com Gerson novamente, num contra-ataque.

“O Flamengo tinha um bom time com Gerson, Jordan, Moacir, jogadores de seleção brasileira, além de Germano e Henrique”, explica Roberto Assaf, que vai lançar uma edição atualizada do “Almanaque Rubro-Negro até o fim deste ano.

Ficha do jogo

FLAMENGO 2 x 0 CERRO (URU)

Data: Quarta-feira, 25 de janeiro de 1961.
Competição: Torneio Octogonal Sul-Americano / 7ª rodada.
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu / Uruguai.

FLAMENGO: Seixas (Fernando, aos 22 do 2ºT’), Joubert, Bolero, Nelinho e Jordan; Carlinhos e Gérson; Othon (Manuelzinho, aos 36′ do 2ºT’), Moacir, Henrique e Babá. Técnico: Manuel Agustin Fleitas Solich / Paraguai.

CERRO: Pedro Acuña, Wilfredo Brum, Júlio Dalmao (Waldemar Gonzalez, aos 8’ do 2ºT), Rubén Soria e Angel Rodriguez; Oscar Vilariño e Rubén Coccinello; Jorge Lopez, Luis Suarez, Miguel de Britos (Luis Casalgna 27 do 1T) e Alvez. Técnico: Roberto Porta.

Gols: Gérson, aos 2’  do 1ºT (1-0) e 43’ do 2ºT (2-0).

Árbitro: Norberto Angel Coerezza (ARG)
Auxiliares: Rubem Martinez e Victor Troche (URU)

A campanha do Flamengo

Corinthians 1×2 Flamengo
Flamengo 3×2 São Paulo
Vasco 0x1 Flamengo
River Plate 0x1 Flamengo
Boca Juniors 4×0 Flamengo
Nacional 0x1 Flamengo
Cerro 0x2 Flamengo

 

Classificação final

1º – Flamengo, 10 pontos (CAMPEÃO)
2º – Cerro, 9
3º – Boca Juniors e  River Plate 8
5º – Corinthians, 7
6º – Vasco, 6
7º – São Paulo, 5
8º = Nacional, 3

 

Comentários