-

Torcedor-símbolo do Coritiba, Jairton Rocha, de 54 anos, tem um novo sonho: ser indicado para o Fifa Fan Award (e vencer!). O prêmio é concedido a torcedores que fazem a diferença. Morador de Guaratuba, a 140 km de Curitiba, ele sempre se esforçou para assistir aos jogos do Coxa no estádio Couto Pereira. Uma paixão herdada do pai, que morreu quando Jairton ainda era adolescente.

Jairton faz campanha para ser eleito o torcedor do ano – Arquivo Pessoal

A viagem de duas horas poderia ser simples não fosse a grave limitação física. Desde os 13 anos, Jairton sofre de distrofia muscular. Não pode andar nem se sentar. Tem que ficar deitado numa maca. E é assim que ele assiste aos jogos, atraindo a simpatia dos outros torcedores e dos jogadores do time. E é com essa demonstração de amor pelo clube que ele espera conquistar o reconhecimento dos responsáveis pela premiação.

“Estou esperançoso em ser indicado por causa da minha história”, resume Jairton.

Desde que foi criado em 2016, o Fifa Fan Award só premiou duas pessoas individualmente. Ambas brasileiras. Em 2019, Silvia Grecco foi escolhida pela dedicação ao filho Nickollas, que é cego. As imagens da mãe devotada, narrando os principais lances dos jogos para o filho, ao pé do ouvido, correram o mundo. E desbancaram os dois concorrentes: o uruguaio Justo Sánchez, torcedor do Cerro que havia perdido o filho, e a torcida holandesa da Copa do Mundo de Futebol Feminino, conhecida como “maré laranja”.

Em 2020, foi a vez do pernambucano Marivaldo Francisco da Silva, torcedor do Sport Recife, que caminhava mais de 60 km para ver seu time jogar na Ilha do Retiro. Tamanho esforço superou os outros candidatos: o escocês James Anderson, filantropo que doou milhões para ajudar clubes, e um grupo de torcedores colombianos que distribuiu alimentos durante a pandemia do coronavírus.

Marivaldo Silva levou o prêmio em 2020- Divulgação

Tanto Silvia como Marivaldo têm como pano de fundo uma história de superação, o que dá a Jairton uma dose a mais de esperança em ser contemplado com o prêmio.

“Quando eles venceram fiquei feliz porque são histórias bacanas e marcantes de amor pelo clube. O Palmeiras no caso da Silvia e o Sport Recife do Marivaldo. O futebol não é apenas o jogo. Mexe com a paixão e a emoção das pessoas no mundo. Então, histórias assim mostram como o futebol é mágico, como o futebol é lindo”, se entusiasma Jairton, ao falar do esporte preferido.

No que depender do administrador Lauro Henrique Stankiewicz, paranaense que mantém o canal “Futebol pelo Mundo” no YouTube, Jairton já está eleito. Formado pela UFPR e cursando pós-graduação em Futebol, Lauro é um apaixonado pelo esporte e ficou tão impressionado com a dedicação de Jairton que decidiu gravar um vídeo sobre ele.

Lauro buscou o torcedor em casa (onde tudo é verde e branco, em alusão às cores do Coritiba) e o levou de carro até o Couto Pereira, no dia 19 de outubro, para o jogo contra o Sampaio Corrêa. Lauro pôde constatar, em detalhes, a boa dose de esforço necessária para que Jairton faça o trajeto, acompanhe a partida e depois volte para casa.

“O Jairton já fez até viagens longas para outros estados para ver o jogo do Coxa. E isso custa caro, além do esforço necessário. Tive a ideia de fazer o vídeo com ele e percebi a dificuldade. É preciso ter toda uma logística. Só para poder entrar no carro, tem que carregar, amarrar a maca, exige uns 40 minutos. É um processo longo em que a família precisa se envolver (a mulher e os filhos). São duas horas pra ir, duas pra voltar, frio no estádio, peguei até cobertor pra ele porque a temperatura era de 10 graus”, lembra Lauro, que completou:

“Vendo tudo isso, tenho certeza de que ele merece muito a indicação do prêmio”, afirma Lauro, que foi pé-quente e levou Jairton de volta para casa após uma vitória convincente de 3 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, consolidando o favoritismo do Coxa para o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

Jairton e o youtuber Lauro Henrique, que fez um vídeo sobre o torcedor – Arquivo Pessoal

A campanha #JAIRTONNOFIFAFANAWARD está no ar. O meio-campista Rafinha, do Coritiba, participou do vídeo produzido por Lauro. E mandou uma mensagem de apoio a Jairton.

Rafinha - reprodução
Rafinha, um dos jogadores com mais partidas pelo Coritiba e ídolo da torcida é um dos garotos-propaganda da campanha “Jairton no Fifa Fan Award’ – Reprodução

“Eu e todo o elenco estamos torcendo para que você concorra a esse prêmio da Fifa. Nós sabemos da importância que você tem como torcedor do Coritiba, faz de tudo pra comparecer ao Couto e para nos ajudar, então estamos aqui pra torcer pra, quem sabe, você concorrer e vencer esse prêmio aí”.

Isso mesmo. Agora, quem está na torcida são os jogadores.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários