Torcedores de Flamengo e Fluminense voltaram a pedir a retirada das cadeiras do Maracanã nos setores Norte e Sul. Assim, nas redes sociais, foi iniciada a campanha com a hashtag “Devolvam as arquibancadas”. Segundo os torcedores, a ideia é fazer com que o Maracanã retorne à sua essência. Aliás, além de dar uma nova identidade ao estádio, uma possível mudança aumentaria a sua capacidade.

Os setores Norte e Sul são destinados às torcidas organizadas de Flamengo e Fluminense, respectivamente, além, claro, do público geral. Assim, a retirada das cadeiras facilitaria a festa das torcidas na arquibancada, além de rememorar a antiga “geral”, extinta em 2005, que reunia, além de outros torcedores, pessoas fantasiadas e outras que se tornaram símbolos dos clubes, apelidados de “geraldinos”.

Em novembro do ano passado, o grupo de pagode Sorriso Maroto realizou um show no gramado do Maracanã. Para que pudesse aumentar o número de fãs no local, os organizadores retiraram as cadeiras de um dos setores do estádio. Assim, desde o evento, torcedores de Flamengo e Fluminense, constantemente, evocam este exemplo para pedir a retirada dos assentos.

Maracanã sem cadeiras para show do Sorriso Maroto em 2022 – Foto: Reprodução/Twitter

Dois exemplos da retira de cadeiras dos setores mais econômicos dos estádios são a Arena do Grêmio e a Neo Química Arena (Corinthians). Além disso, a Arena Castelão estuda a remoção dos assentos. Aliás, além da prática no Brasil, grandes clubes do futebol europeu também adotaram essa postura, como o Borussia Dortmund, da Alemanha.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários