Extracampo

Torcida organizada do Avaí disponibiliza curso grátis para o Enem

A torcida organizada do Avaí “Canhota Avaiana” deu início a um projeto social em Florianópolis, neste ano. Através da iniciativa, o coletivo decidiu realizar uma inovação no futebol brasileiro: oferecer um curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, a atitude visa proporcionar educação de qualidade com prioridade aos seguintes grupos: estudantes de escola pública, pessoas de baixa renda e cotas étnico-raciais. A intenção é ajudar até 30 estudantes.

O curso vai ocorrer ao longo do ano de forma semanal, sempre aos sábados. A escolha dos participantes do projeto é realizada por meio de pré-inscrições. Posteriormente, há o agendamento de entrevistas. O curso tem início neste sábado (27) e vai até dezembro deste ano. Aliás, a primeira edição vai ocorrer no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, via projeto de extensão.

O coletivo visa possibilitar ensino de qualidade a pessoas sem condições financeiras independente de serem torcedores ou não do Avaí  – Foto: Reprodução/Instagram @cursinhocanhotavaiana

O grupo tenta quebrar outro tabu. No caso, de que as torcidas organizadas tem envolvimento com violência e vandalismo. Afinal, o curso não está limitado apenas a torcedores do Avaí, como também do Figueirense. A iniciativa social surgiu pela presença de profissionais de educação no coletivo. Prova disso é que a equipe docente conta com 20 professores voluntários, dez assistentes de educação e dois terapeutas, sendo um transpessoal e um psicólogo.

“O Canhota é formado por professores, estudantes e trabalhadores apaixonados por futebol. Nosso foco é agir na perspectiva da educação e da cultura”, esclarece Joaquim Livramento, coordenador de Relações Institucionais do coletivo.

“Queremos oportunizar uma ascensão social, dar estabilidade, carreira e um futuro para essas pessoas. Germinar estudantes, pesquisadores e trabalhadores”, acrescentou.

História da torcida organizada do Avaí

O Canhota Avaiana surgiu em 2016 no decorrer da polarização política do país, mas com outro nome. Anteriormente, conhecido como “Esquerda Avaiana”, com princípios e valores antifascistas. A mudança de nome ocorreu durante a pandemia do Covid-19, período em que o grupo teve perdas. Assim, os integrantes decidiram adotar o trocadilho.

Segundo o coletivo de torcedores, a missão do curso gratuito e preparatório para o Enem prioriza acolher pessoas que não têm a chance de cursar um ensino de qualidade. Além de oportunizá-las com novas perspectivas de vida e possibilitar apoio pedagógico, suporte psicológico e gestão de carreira.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

Palmeiras coloca exigência para vender Estêvão ao Chelsea

O Chelsea vem mantendo contatos frequentes com o Palmeiras e o staff de Estêvão para…

19 de maio de 2024

Álvaro Pacheco revela se deve estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco já está a caminho do Rio de Janeiro para assumir o…

19 de maio de 2024

Ex-Corinthians, Murillo é eleito o melhor do Nottingham Forest na temporada

O Nottingham Forest ainda luta para se garantir na elite da Premier League, mas um…

19 de maio de 2024

Fluminense x Palmeiras (Feminino): onde assistir, escalações e arbitragem

Na sequência da 11ª rodada do Brasileirão Feminino A1, Fluminense e Palmeiras se encontram na…

19 de maio de 2024

Saída de Cássio deixa Corinthians sem líderes no elenco

A saída de Cássio deixa uma lacuna não apenas técnica, de um ídolo que conquistou…

19 de maio de 2024

Ao J10, jornalista de Portugal revela métodos de Álvaro Pacheco

Apesar de ainda não ter sido anunciado, Álvaro Pacheco já está até a caminho do…

19 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!