Em péssima fase no Campeonato Brasileiro, o Botafogo precisa reagir o quanto antes se quiser se livrar do terceiro rebaixamento de sua história. Após sete derrotas seguidas na competição, o clube agora amarga a lanterna e está a nove pontos de sair do Z4. Olhando para a tabela, a próxima sequência deve ditar o rumo do Glorioso no torneio nacional.

Se as últimas quatro partidas foram exatamente contra alguns dos principais times da parte de cima da tabela (Atlético-MG, Flamengo, São Paulo e Internacional), os próximos cinco jogos são com equipes um tanto quanto irregulares. A próxima rodada, por exemplo, é contra o Coritiba, fora de casa. O Coxa, que acabou de demitir seu treinador Rodrigo Santana, é o 18º não só na tabela real da competição, como entre os mandantes. A equipe curitibana venceu apenas três de 12 jogos em seus domínios.

Na sequência, o Botafogo recebe o Corinthians no Nilton Santos. E o histórico deste duelo no estádio olímpico é um alento e tanto para o torcedor carioca: nas últimas seis partidas entre as equipes no Rio de Janeiro, seis vitórias do Botafogo. 100% de aproveitamento contra um time que não engrena no Brasileirão.

Depois, outro jogo no Rio de Janeiro. O adversário em questão é o Athletico-PR. O Furacão esboçou uma reação na temporada, mas, após inúmeros casos de Covid-19, se perdeu. Atualmente, o time paranaense amarga quatro derrotas seguidas e cinco jogos sem vencer (somando Brasileirão e Libertadores) e já está de volta à 14ª posição, a quatro pontos de voltar para a zona do rebaixamento, no qual passou boa parte da competição.

Na sequência, o Botafogo tem outro jogo na capital carioca. Desta vez, em clássico contra o Vasco. Seu rival está em situação quase tão incômoda quanto, não consegue marcar muitos gols e não emplaca. Alguns chamariam esta partida de “jogo dos desesperados”.

Por fim, o Santos, na Vila Belmiro, no dia 17/01. O Peixe pode estar com a cabeça na final da Libertadores ou exausto das semifinais, caso passe pelo Grêmio, nesta quarta-feira (16).

No primeiro turno, essa sequência ajudou a evidenciar um problema crônico do time na temporada: empatar demais. Nos cinco jogos, o time só perdeu uma, mas não venceu nenhuma. Além da derrota (para o Vasco), foram quatro empates. E você, torcedor, quantos pontos acha que o Botafogo fará nesta sequência?

Confira os próximos cinco jogos do Botafogo no Brasileirão:

19/12/20 – Coritiba (F) 18º
27/12/20 – Corinthians (C) 9º
06/01/21 – Athletico-PR (C) 14º
10/01/21 – Vasco (F) 17º
17/01/21 – Santos (F) 8º

Comentários