O Vasco teve mais uma derrota na Justiça, nesta quarta-feira (30), na tentativa de reabertura de São Januário para jogos com público. Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) manteve a interdição do estádio, que está fechado há 69 dias, em virtude dos incidentes no revés contra o Goiás, pela 21ª rodada do Brasileirão. No entanto, o clube carioca ainda poderá recorrer da decisão no Supremo Tribunal de Justiça (STF), em Brasília, para tentar voltar a vender ingressos.

Durante a decisão, a relatora desembargadora Renata Cotta e o desembargador Carlos Santos de Oliveira foram contrários à liberação da presença da torcida na Colina Histórica. Por outro lado, a desembargadora Andréa Pacha se mostrou favorável ao fim da interdição.

São Januário segue sem a presença da torcida desde o dia 22 de junho – Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O julgamento foi realizado pela Segunda Câmara de Direito Privado em sessão presencial na sede do tribunal, no Palácio da Justiça, Centro do Rio. E durou pouco. A equipe jurídica fez sua argumentação e alegou que protocolou os laudos dos órgãos públicos. Mas não foi o suficiente.

No momento, os desembargadores ainda acreditam ser prematura a decisão da possível volta do público sem antes São Januário ter a conclusão da perícia, que não foi concluída. A responsável pelo caso pediu 90 dias, e o prazo só expira na segunda quinzena de setembro.

+ Críticas, abaixo-assinado e até STF: a luta do Vasco para reabrir São Januário 

‘Nós vamos continuar lutando’

A advogada do Vasco, Gisele Cabrera, garantiu que o clube irá atrás de seu direito de levar público ao estádio.

“Nós vamos continuar lutando. É muito importante que o torcedor entenda. O Vasco, a Barreira e a torcida não podem ser prejudicados. Vamos adotar toda as medidas possíveis e imaginárias para que o Vasco continue com seu direito. Nós precisamos, a torcida e a Barreira do Vasco precisam de São Januário de volta”, disse, na saída do tribunal.

O presidente cruz-maltino, Jorge Salgado, foi o primeiro dirigente a se manifestar, por meio do ‘X’, o novo nome do Twitter.

Próximo compromisso como mandante

O próximo compromisso do Cruz-Maltino no Rio de Janeiro será no dia 16 de setembro, no clássico contra o Fluminense. Contudo, a tendência é que o clube tenha que realocar o jogo para outro Estádio, visto que São Januário também está proibido de receber clássicos, por decisão dos órgãos públicos. O Maracanã não será uma opção, pois está fechado para reparo do gramado.

Em meio ao imbróglio, as diretorias do Vasco, tanto institucional quanto da SAF, se reuniram com órgão políticos e ganharam apoio para a reabertura total de São Januário. Entretanto, necessita, por exemplo, que a Prefeitura autorize as obras de revitalização do entorno do estádio.

O Ministério Público, por sua vez, tem o desejo de instalar a biometria no estádio, segundo o portal “ge”. Desse modo, possíveis vândalos seriam facilmente identificados e garantiria mais uma forma de coibir a confusão no local. Cabe salientar que tal medida seria inédita no futebol carioca, porém o Cruz-Maltino ainda não se posicionou oficialmente sobre esse assunto.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários