A Rússia está banida da Olímpiada de Tóquio, com previsão de ser realizada em julho de 2021, por decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). O motivo foi o escândalo de doping nos atletas russos. A punição vale até o dia 16 de dezembro de 2022, Com isso, a Rússia também está proibida de enviar atletas para a Copa do Mundo no Qatar, com data prevista para novembro de 2022.

Segundo o  tribunal, “O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Antidoping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA”, afirmou a entidade.

Os atletas russos até podem participar dessas competições, desde que não façam nenhuma alusão à Federação Russa e atuem como “atletas neutros”. A bandeira da Rússia e o hino também não poderão ser apresentados em qualquer situação.

Tribunal teve decisão desfavorável para Rússia, que foi banida das competições internacionais – AFP

Rússia segue na Eurocopa

Mesmo com a punição de ser excluída das competições internacionais até dezembro de 2022, a Rússia poderá ser representada na Eurocopa de 2021. Isso porque a decisão do CAS vale apenas para Jogos Olímpicos, de verão e inverno, além de campeonatos mundiais, entretanto, competições continentais ou qualificatórias não se enquadram nas restrições.

A Rússia está no Grupo B da Eurocopa, com Bélgica, Dinamarca e Finlândia. O primeiro compromisso do país será em São Petersburgo, diante da seleção belga, no dia 12 de julho de 2021.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, a Rússia está no Grupo H, e mesmo que não possa ser representada no Mundial, o país disputa a competição classificatória e os atletas podem ir ao Qatar sem que façam qualquer alusão ao país.

Comentários