-

é

Após ser motivo de dor de cabeça em 2022, o ataque do Vasco voltou a ser um destaque positivo nesta temporada. Afinal, o trio ofensivo titular, formado por Alex Teixeira, Gabriel Pec e Pedro Raul, já soma um total de 28 participações diretas em gols, em 15 partidas oficiais. Isso representa 70% dos 30 gols marcados pela equipe desde que os três passaram a jogar, na terceira rodada do Estadual.

Vale lembrar que em sete destes gols um deu assistência para o outro, portanto, separadamente, o levantamento do Jogada 10 considera 21 participações para efeito de cálculo. Essa sintonia fina deu esperanças ao torcedor em goleadas no Campeonato Carioca. Agora, já são quatro gols em dois jogos na Série A do Brasileirão – todos com envolvimento do trio.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vasco (@vascodagama)

Nota da redação: os números citados pelo Vasco na animação repostada acima não batem, exatamente, com o levantamento feito pelo Jogada10 por dois motivos. A equipe de comunicação do clube considera um gol de Alex Teixeira no amistoso contra o Inter Miami, na pré-temporada. E também porque há uma assistência a mais para Pedro Raul, provavelmente em lance contra o Resende, pelo Carioca, quando Alex Teixeira recebe passe do companheiro, mas “tabela” com o goleiro antes de marcar.

Teixeira e Pec vêm recuperando o bom futebol. No ano passado, por exemplo, ambos não fizeram um bom segundo turno na Série B e colocaram uma dúvida sobre em que nível estariam para esta temporada. Aliás, Alex Teixeira quase não renovou seu contrato. Já Pedro Raul passou uma provação em apenas quatro meses de Vasco, com os três pênaltis e outras chances claras desperdiçadas.

Neste início de processo de reformulação, o técnico Maurício Barbieri está conseguindo retomar a aptidão ofensiva do Cruz-Maltino. Prova disso é o dobro de gols marcados em relação aos sofridos neste ano. E o grande expoente deste cenário é o trio titular de ataque.

Alex Teixeira já balançou as redes 4 vezes neste ano pelo Vasco – Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Alex Teixeira ressurge no Vasco

Até o momento, Alex Teixeira é uma das boas surpresas. Após sua chegada na temporada passada, o meia-atacante teve performance abaixo do esperado. Mesmo assim, foi decisivo para a campanha do acesso, com dois gols sobre o Operário-PR e um pênalti sofrido que garantiu o empate com o Sport.

Na atual temporada, Alex, aos 33 anos, vem crescendo bastante de rendimento. Segundo ele, o diferencial foi fazer uma pré-temporada completa. Além disso, a qualidade e o entrosamento, principalmente, com Pedro Raul vem evoluindo a cada jogo.

“A gente já tem dois, três meses se conhecendo. Acho que a cada jogo a gente pode melhorar mais e buscamos nos treinamentos isso. O Pedro Raul tem qualidade para fazer isso, gira bem, tem habilidade. Então quando ele for buscar, eu tenho que estar lá na frente segurando os zagueiros. Vai ser rotineiro”, disse o camisa 7, recentemente, ao ‘ge’.

Gabriel Pec em franca ascensão

Mais novo da turma, Gabriel Pec, novamente, apresentou um bom rendimento no Carioca. Afinal, ao lado de Pedro Raul, foi o artilheiro da equipe cruz-maltina com seis gols e ainda deu um passe para outro gol.

Finalização de Pec que virou gol do Vasco no clássico com o Flamengo – Daniel Ramalho/Vasco

Além da veia artilheira, o camisa 11 também se destaca pela dedicação tática. Em 2023, com companheiros mais qualificados, tem a missão de se firmar no elenco profissional. Isso porque, em anos anteriores, ele ficou marcado pela oscilação no restante da temporada.

Pec vem conseguindo manter a regularidade em suas atuações. Mais maduro e eficiente, marcou oito gols e deu duas assistências no total, o que já é o seu melhor ano na carreira até aqui. Cria da base, o atacante completou cinco anos integrando o grupo principal.

Pedro Raul busca afastar a desconfiança

O Vasco venceu forte concorrência para fechar com Pedro Raul. Isso porque o centroavante se destacou bastante como vice-artilheiro da última Série A, com 19 gols. Do trio, portanto, é o único que custou alto aos cofres da SAF e dá seus primeiros passos com a camisa cruz-maltina.

Pedro Raul deixa sua marca na partida entre Vasco e Boavista – Daniel Ramalho/Vasco

O camisa 9 vem conseguindo manter bons números, já que depois de 13 partidas anotou oito gols e deu três assistências. Entretanto, o atacante ficou marcado por errar as três cobranças de pênaltis que teve até aqui e busca reconquistar a confiança da torcida.

“Jogar com gente boa fica mais fácil, né. O Alex é um excelente jogador, tem uma história linda no futebol. A gente tem feito uma dupla que está se conhecendo mais”, acredita Pedro Raul.

Balanço do desempenho do ataque em 2023:

Alex Teixeira

– Gols: 3 (contra Botafogo, Boavista e Flamengo)
Assistências: 4

Gabriel Pec

– Gols: 8 (contra Portuguesa, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Resende, Bangu, Flamengo, Atlético e Palmeiras)
Assistências: 2

Pedro Raul

– Gols: 8 (contra Resende (x2), Botafogo, Trem, Boavista (x2), Bangu e Palmeiras)
Assistências: 3

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários