Botafogo

Túlio bota fé em Tiquinho, e Botafogo pode ter artilheiro após 28 anos

Com boa margem na liderança da artilharia, Tiquinho Soares pode fazer o Botafogo, enfim, ter um goleador no Brasileirão após 28 anos. Mesmo que seja cedo para uma projeção, os números do camisa 9 nas primeiras dez rodadas são bastante animadores. Afinal, ele já balançou as redes oito vezes em nove partidas disputadas, além de ter vantagem de três gols sobre o segundo colocado da lista. A excelente média de um gol a cada 67 minutos, aliás, é disparada a melhor entre todos os jogadores considerados titulares na competição.

O último – e único, inclusive – artilheiro com a camisa alvinegra foi Túlio Maravilha. Em 1994 e em 1995, o ídolo foi o grande destaque da equipe, com 19 e 23 gols, respectivamente. Não à toa, o Glorioso levou seu único título em 1995, o que também é um alento para o torcedor mais supersticioso. Túlio põe muita fé em Tiquinho e lembra que o time precisa seguir municiando seu centroavante.

Tiquinho corre para o abraço após um de seus oito gols no Brasileirão – Vitor Silva/Botafogo

“O Tiquinho está em uma excelente fase, tem tudo para ser o artilheiro do campeonato. O time está muito bem entrosado, já joga há quase um ano junto e isso facilita para conhecer as características de cada jogador. Os companheiros devem conversar bastante, de como ele gosta de receber essa bola, no segundo pau, tabelando no pivô… por isso, vejo o Tiquinho como um dos sérios candidatos à artilharia, culminando com a boa fase de todo o elenco do Botafogo. Até porque, um andorinha só não faz verão. Se não fosse os meus companheiros naquela época, eu não seria artilheiro do Brasileiro duas vezes seguidas” disse o ex-atacante, em entrevista ao Jogada10.

Apesar dos números, Tiquinho nunca foi artilheiro

Túlio Maravilha, que já havia sido goleador em 1989, pelo Goiás, mencionou Sérgio Manoel, Mauricinho, Julinho, Iranilson e Donizete como os principais garçons que lhe ajudaram a balançar tantas vezes a rede com a camisa alvinegra, entre 94 e 95, e os comparou com Eduardo, Victor Sá e Júnior Santos. “E claro, tinha a minha fase também, eu estava guardando tudo”, brincou, sempre irreverente.

Túlio Maravilha voltou ao Botafogo para o projeto do milésimo gol em 2012 – Satiro Sodre/Botafogo FR

Dos 20 Brasileiros por pontos corridos até aqui, Tiquinho seria artilheiro, neste instante, em 13 deles com a média atual. Além disso, com 0.85% gols por jogo, apenas Washington, em 2004, terminou com aproveitamento um pouco melhor em todos esses anos. De fato, essas referências, somadas à qualidade e regularidade demonstradas pelo time de Luís Castro, tornam o sonho da artilharia bem possível.

LEIA TAMBÉM: Bota pode superar aproveitamento de todos os campeões
E MAIS: Luís Castro entra na mira de clube de Cristiano Ronaldo, diz jornal

Aliás, o camisa 9 alvinegro é calejado na arte de fazer gols. Afinal, aos 32 anos, marcou mais de 100 vezes no futebol europeu. Entretanto, curiosamente, jamais foi artilheiro de uma competição relevante, seja estadual ou nacional. Pelo Porto, os benfiquistas Jonas, Seferovic e Pizzi o superaram entre 2017 e 2020. Bem diferente do antigo ídolo, Tiquinho é avesso às entrevistas e tem os pés no chão.

“Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo com essa camisa. Quando cheguei, nunca prometi gols, mas prometi raça e entrega. É isso que estou fazendo, e fico feliz com o desempenho do time, e o meu também pessoalmente”, disse, logo após marcar duas vezes contra o Fortaleza – um deles em rebote de pênalti com a mais pura sorte de artilheiro.

Botafogo destaca números expressivos de Tiquinho – Reprodução / Instagram

Goleadores do Brasileirão-2023 até 10ª rodada:

Tiquinho (Botafogo) – 8 gols
Róger Guedes (Corinthians) – 5 gols
Hulk (Atlético) – 5 gols
Calleri (São Paulo) – 4 gols
Vitor Roque (Athletico-PR) – 4 gols
Pedro (Flamengo) – 4 gols
Artur e Raphael Veiga (Palmeiras) – 4 gols
Borbas e Sasha (RB Bragantino) – 4 gols

Outro artilheiro alvinegro também é otimista

Com passagens antes e depois de Túlio e companhia, Sinval também fez muitos gols com a camisa alvinegra, inclusive foi o artilheiro da Copa Conmebol de 1993. Além disso, é o maior goleador de uma só edição da Copinha, com 12 gols em 1991, do Paranaense, Cearense e Paraense. O ex-camisa 9 destacou que o Botafogo precisa manter a boa fase para que Tiquinho garanta esse prêmio. Se isso acontecer, já pode comemorar.

“Se não é o melhor, é um dos melhores atacantes do campeonato. Como torcedor, tenho escutado muito a pergunta: “onde esse Botafogo pode chegar?” É isso que vai determinar se ele vai ser o artilheiro da competição. Se o Botafogo continuar ganhando muitos jogos, não tem para ninguém, ele está em uma fase excepcional. Mais maduro, com carisma, faro de gol, e trabalhou muito para isso. Mas talvez nem ele esperasse tudo isso na vida dele, de virar ídolo assim tão rápido. E centroavante é isso, quando a fase a boa, a bola bate e entra, igual nesse último jogo, e tem que saber desfrutar desse momento”, elogiou Sinval, citando a presença de Eduardo como um meia raro no futebol atual.

Na história das competições nacionais, o Botafogo ainda teve Ferreti como goleador na Taça Brasil de 1968. Hoje, ela foi agregada para unificação dos títulos do Brasileirão, mas era em outro formato e com menos clubes. Quem lidera a lista são o Santos e o Atlético, com oito, seguidos de perto pelo Vasco, que foi dono dessa marca por muito tempo, após enfileirar Roberto Dinamite, Edmundo, Bebeto e Romário.

Clubes com mais artilheiros do Brasileirão (1971-2022):

Santos (8)
Atlético (8)
Vasco (7)
Flamengo (5)
Fluminense (5)
São Paulo (5)

10º – Botafogo (2 – Túlio Maravilha, em 1994 e 1995)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Andre Casado

Posts Recentes

Mirassol lança uniforme especial ‘All Black’ em homenagem ao rúgbi da Nova Zelândia

O Mirassol surpreendeu ao lançar o uniforme especial "All Black". O intuito é homenagear o…

26 de junho de 2024

Menino Gui ‘anuncia’ Philippe Coutinho no Vasco e agita as redes sociais

A espera da torcida vascaína está prestes a acabar, ao menos se depender do pequeno…

26 de junho de 2024

Argentina vence o Chile no fim e avança na Copa América

Foi com muita insistência, mas a Argentina confirmou a classificação para as quartas de final…

26 de junho de 2024

Amazonas vence o Coritiba e se afasta do Z4 da Série B

O Coritiba perdeu a chance de encostar no G4 da Série B. Em duelo realizado…

25 de junho de 2024

Luxemburgo encontra Abel Ferreira e agita a torcida do Palmeiras

A torcida do Palmeiras ficou encantada nesta terça-feira (25). Em sua rede social, Vanderlei Luxemburgo…

25 de junho de 2024

Internacional acerta renovação de contrato com Igor Gomes

O Internacional confirmou nesta terça-feira (25), a renovação de contrato com o zagueiro Igor Gomes…

25 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!