A Turner, do Grupo WarnerMedia, desistiu de transmitir o Campeonato Brasileiro em 2022 e pegou sete clubes de surpresa. No Brasil, a empresa transmitia os jogos através do canal TNT Sports (antigo Esporte Interativo) e possuía contrato com sete clubes até 2024. Porém, decidiu exercer a cláusula que permite o encerramento do vínculo a partir de 2022.

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Turner desistiu de transmitir o Brasileirão em 2022 – Lucas Figueiredo / CBF

“A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia”, disse a empresa em nota oficial.

Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Juventude, Palmeiras e Santos possuem contratos com a Turner. Sendo assim, os clubes têm duas alternativas para os próximos anos: buscar a venda dos direitos, já amparados pela Lei do Mandante, que permite negociar os jogos em que serão mandantes sem depender dos visitantes, ou se unirem para uma venda coletiva dos direitos.

O Grupo Globo possui a maior parte dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e tem contrato com os outros 13 clubes. Segundo Fernando Manuel Pinto, diretor de esportes da emissora, a proporção da divisão de receita seguirá sendo 40% dos valores pagos na TV por assinatura, 30% pela performance no campeonato e outros 30% pelo número de aparições na TV aberta.

“Temos um modelo estabelecido. Não nos distanciamos desse padrão em todas as aquisições ao longo dos anos por coerência, respeito aos clubes já signatários e crença de que não se administra uma questão de construção de um modelo coletivo via acertos individualizados no decorrer do tempo, sem estabelecer um padrão”, disse em entrevista ao portal “Máquina do Esporte”.

Red Bull Bragantino, Coritiba e Cuiabá também possuíam contrato com o Esporte Interativo e, após a emissora ser adquirida pelo Grupo WarnerMedia, decidiram renegociar os contratos e entraram em acordo com o Grupo Globo. Outros sete, no entanto, permaneceram com vínculo dividido entre WarnerMedia e Globo.

Na última temporada, o Grupo Globo pagou cerca de R$ 317 milhões para os clubes que possuíam acordo na TV por assinatura. Em 2022, caso a emissora entre em acordo com os 20 clubes da elite, o valor pode dobrar e alcançar a marca acima dos R$ 600 milhões, aumentando o valor fixo de R$ 10,5 milhões para R$ 12 milhões para cada clube. Já os outros outros R$ 360 milhões serão divididos por performance e aparição na TV aberta.

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