Turquia e Itália vão protagonizar a estreia da Eurocopa 2020, que será disputada em 2021 depois do adiamento da competição devido à pandemia da Covid-19. As seleções se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h, no Estádio Olímpico de Roma, na capital italiana, em confronto válido pela primeira rodada do Grupo A. O confronto de abertura terá transmissão ao vivo do canal “SporTV”.

Como chega a Itália:

Em sétimo lugar no ranking de seleções da Fifa, a Itália procura figurar novamente entre as principais seleções da Europa, e nada melhor do que conquistar a Eurocopa para voltar a ser protagonista. A última fase boa da Azurra foi em 2012, quando foram para a final da Eurocopa (a única conquista foi em 1968). De lá pra cá, a seleção italiana viveu momentos ruins e chegou a ficar de fora da Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia.

O time comandado pelo técnico Roberto Mancini entretanto, chega para a disputa da Eurocopa com quase três anos de invencibilidade e pela boa fase que vive, aparece como um dos postulantes ao título europeu nesta edição. O técnico da Itália concedeu entrevista coletiva na véspera da partida diante da Turquia e pregou respeito ao adversário. Uma curiosidade na seleção da Itália, é a presença dos brasileiros Jorginho e Rafael Tolói, ambos com dupla nacionalidade.

“Temos de respeitar a Turquia, é uma equipa cheia de talento. O primeiro jogo é sempre difícil e haverá muitas emoções, mas não se pode deixar levar. Não creio que haja um excesso de entusiasmo. Os torcedores podem ter isso, mas nós sabemos quem vamos enfrentar. A vontade de ser protagonistas nesta Eurocopa é enorme, mas este é um jogo a ser disputado com leveza”, disse o técnico Roberto Mancini.

Técnico da Itália Roberto Mancini (C) conversa com os jogadores antes da estreia na Eurocopa contra a Turquia – Andrew Medichini / POOL / AFP

 

 

Como chega a Turquia:

Na melhor participação da Turquia na Eurocopa, em 2008, os turcos encerraram a competição em quarto lugar. Nesta edição, a Turquia chega motivada após uma boa campanha nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo 2022. A expectativa do técnico Senol Günes e garantir ao menos o segundo lugar no Grupo A, que além da Itália, conta com Suíça e País de Gales.

Na véspera do confronto desta sexta-feira, o treinador da Turquia comentou sobre a sua expectativa para a partida, após duas vitórias e um empate nos três últimos compromissos dos turcos nas Eliminatórias.

“O resultado que obtivemos no primeiro jogo é importante. Um empate ou uma vitória podem causar confusão no grupo. Espero que aconteça. Quero ver a nossa força no primeiro jogo. Mesmo se perdermos, é importante jogar bem. Participar da Eurocopa é um sucesso, mas não pode terminar aí”, disse o técnico Senol Günes.

Técnico Senol Gunes (D) durante conversa com os jogadores da Turquia antes de estrear na Eurocopa contra a Itália – Filippo Monteforte / AFP

 

 

TURQUIA X ITÁLIA – Eurocopa, primeira rodada do Grupo A

Data e horário: 11/06/2021, às 16h

Local: Estádio Olímpico, em Roma (ITA)

Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Hessel Steegstra (HOL) e Jan de Vries (HOL)

Turquia: Çakir; Çelik, Demiral, Söyüncü e Meras; Yokuslu, Tufan, Çalhanoglu, Ünder e Kenan; Yilmaz. Técnico: Senol Günes

Itália: Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini e Spinazzola; Barella, Jorginho e Locatelli; Berardi, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini

Onde assistir: SporTV

Comentários