Futebol Internacional

Turquia vence jogo tenso e se garante nas oitavas de final

O goleiro Gunok defende e evita que a República Tcheca chegue ao gol. A Turquia vence e avança às quartas. Foto: John Macdougall AFP via Getty Images

Em jogo dramático, a Turquia venceu a República Tcheca por 2 a 1 nesta quarta-feira (26/6), no Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha. Neste duelo pelo Grupo F da Eurocopa, quem vencesse se classificaria para as oitavas de final. Mas o empate era turco, que mesmo com um a mais desde os 20 do primeiro tempo, teve dificuldade para chegar ao gol rival. Ainda assim, a Turquia saiu na frente com Çalhanoglu. Mas Soucek empatou e os tchecos, mesmo com dez, pressionaram tentando o gol salvador. Mas não conseguiram e ainda levaram o gol da derrota nos acréscimos, com Tosun. Festa para a torcida turca, imensa maioria no estádio.

O jogo foi tenso, com o árbitro distribuindo 14 amarelos e duas expulsões. Com o resultado, os turcos fecham em segundo lugar do Grupo F, com os mesmos seis pontos de Portugal (que perdeu para a Geórgia), mas em segundo lugar devido ao confronto direto (perdeu para os portugueses, 3 a 0). Ambos avançam às oitavas, assim como a Geórgia, como um dos melhores terceiros (quatro pontos). Os tchecos, com um ponto, ficam em último e eliminados. A liderança deste grupo foi de Portugal, com seis pontos. Nas oitavas, Portugal enfrentará a Eslovênia; Turquia pega a Áustria e a Geórgia terá a Espanha pela frente.

Primeiro tempo

Os tchecos entraram sem o seu goleador Schick, machucado. Porém, mesmo sem a fera no ataque, fez bom início, quase abrindo o placar com Provod. Mas, aos 19, Barak, que já tinha amarelo, fez falta que aparentemente era normal, mas como acertou o pé de Ozkan, foi expulso. Com dez, os tchecos tiveram de recuar. Mas os turcos, mesmo passando a ter quase 65% de posse, chutavam sem perigo ao gol de Gunok. E o time tcheco, que depois dos 20 minutos só fez um ataque de perigo, já no fim, quase marcou. Jurasek recebeu livre na área, mas chutou em cima do goleiro Stanek.

Turquia na frente

A Turquia veio para matar o jogo. No primeiro ataque, Yilmaz cabeceou e o goleiro Stanek tirou, mas quase engolindo um frango. Mas, aos cinco minutos, após pressão, chegou ao gol. Uma boa jogada pela direita ficou com Ylmaz que fez grande defesa parcial. Mas a bola seguiu com a Turquia e, após passe de Yousek, Çalhanoglu bateu com estilo para fazer 1 a 0. Neste lance, o goleiro tcheco machucou e teve de ser substituído.

A Turquia tinha o domínio, mas acabou vendo os tchecos empatarem o jogo aos 21. O atacante Chory dividiu com o goleiro Gunok após chuveirinho e Soucek ficou com a sobra, colocando para dentro. Assim, o jogo estava em aberto, pois se a República Tcheca virasse o jogo, iria às oitavas, com a Turquia fora. Mesmo com dez, os tchecos atacavam e davam espaços para contra-ataques. E levaram um gol no fim, numa ótima jogada individual de Tosum, recebendo pela esquerda, limpando a marcação e batendo a gol.

República Tcheca 1×2 Turquia

3ª rodada do Grupo F da Eurocopa 2024
Data: 26/06/2024
Local: Volksparkstadion, Hamburgo (ALE)
REPUBLICA TCHECA: Stanek (Kovar, 10’/2ºT); Tomás Holes, Hranác,Krejci e Coufal; Provod (Lingr, 30’/2ºT), Soucek, David Jurasek (Matja Jurasek, 36’/2ºT) e Barak; Chityl (Kuchta, 10’/2ºT) e Hlozek (Chory, 10’/2ºT). Técnico: Ivan Hasek.
TURQUIA: Gunok; Muldur, Akayrin, Demiral e Kadioglu; Yuksec (Yokuslu, 18’/2ºT), Ozkan (Ayhan, Intervalo), Çalhanoglu (Kokçu, 42’/2ºT) e Arda Guler (Tosun, 30’/2ºT);  Yildiz (Akturkoglu, 18’/2ºT) e Yilmaz Técnico: Vincenzo Montella.
Gols: Çalhanoglu, 5’/2ºT (0-1); Soucek, 21’/2ºT (1-1); Tosun, 49’/2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Barak, Krejci, Sousek, Schick*, Cerv*, Jarus* (RTC); Ozkan, Yildiz, Yuksec, Gunok, Muldur, Akayrin, Arda Guler, Çakir* (TUR)
Schick e Çakir, Cerv e Jarus receberam cartões amarelos do banco
Cartões vermelhos: Barak (RTC, 20’1ºT); Chory (RTC, após o termino do jogo)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Na busca por um CEO, Vasco negocia com Gabriel Lima, ex-Cruzeiro

Em meio à busca por um nome para o cargo de CEO da SAF, o…

29 de junho de 2024

Bruno Guimarães exalta entrega da Seleção e explica palavrão: ‘Não existe nós contra eles’

Após a goleada do Brasil por 4 a 1 sobre o Paraguai pela Copa América,…

29 de junho de 2024

Jamaica x Venezuela: onde assistir, escalações, arbitragem

Jamaica e Venezuela se enfrentam neste domingo (29/6) pela terceira rodada do Grupo B da…

29 de junho de 2024

Última rodada da Copa América define quatro vagas no mata-mata

Neste sábado (29), começa a última rodada da fase de grupos da Copa América com…

29 de junho de 2024

Neymar e Vini Jr trocam homenagens na Copa América

Neymar e Vini Jr trocaram homenagens nos Estados Unidos, onde a Seleção Brasileira disputa a…

29 de junho de 2024

Corinthians x VaideBet: Conselho fará reunião para analisar fim do contrato

O Conselho Deliberativo do Corinthians fará uma reunião extraordinária para tratar do contrato de patrocínio…

29 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!