Futebol Internacional

Ucrânia bate Suécia na prorrogação e garante última vaga nas quartas da Eurocopa

De forma emocionante, a Ucrânia garantiu a última vaga para as quartas de final da Eurocopa. Depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, Suécia e Ucrânia fizeram um jogo morno na prorrogação, apesar do atacante Dovbyk ter marcado o gol da vitória ucraniana já nos acréscimos do tempo extra. A Ucrânia jogou cerca de 20 minutos com um jogador a mais e aproveitou a vantagem numérica para avançar na competição. Zinchenko, lateral-esquerdo do Manchester City, abriu o placar para a Ucrânia, além de dar assistência para o gol decisivo na prorrogação. Pelo lado da Suécia, o camisa 10, Forsberg, marcou o único gol no final da primeira etapa.

Confira os duelos das quartas de final da Eurocopa

Jogadores da Ucrânia comemoram a vitória por 2 a 1 sobre a Suécia, que garantiu a vaga nas quartas de final da Eurocopa – Paul Ellis / POOL / AFP

Com o triunfo nesta terça-feira (29), no estádio Hampden Park, em Glasgow, na Escócia, a Ucrânia vai encarar a Inglaterra no próximo sábado (3), às 16h, no Estádio Olímpico de Roma, pelas quartas de final da Eurocopa. Os ingleses eliminaram a Alemanha nas oitavas.

Primeiro tempo

O jogo esteve muito disputado no meio de campo e ambas seleções criavam poucos oportunidades de gol. A primeira grande chegada da Suécia veio aparecer aos 18 minutos, com uma finalização de Isak que tirou tinta da trave. A Ucrânia buscou manter a posse de bola e após uma grande jogada coletiva e dois lançamentos perfeitos, a bola sobrou para Zinchenko, que acertou uma grade finalização para abrir o placar aos 27 minutos. No lance seguinte, a Suécia respondeu em uma cobrança de falta que assustou o goleiro Bushchan. Com o placar inaugurado, o ritmo de jogo aumentou e as seleções deixavam espaços para os contra-ataques. Nos minutos finais da primeira etapa, a Suécia cresceu na partida e o camisa 10 Forsberg, sempre ele, finalizou bem de canhota, contou com desvio na zaga ucraniana e a bola foi parar no fundo da rede aos 43 minutos, para levar o empate para os vestiários.

Atacante sueco Alexander Isak (E) em disputa de bola com o ucraniano Illia Zabarnyi (C) durante o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar nesta oitavas de final da Eurocopa – Lee Smith / POOL / AFP

Segundo tempo

A Suécia voltou do intervalo com a mesma pressão ofensiva do fim da primeira etapa e buscava tomar a iniciativa das jogadas. A primeira chance sueca veio aos oito minutos, em uma finalização de fora da área. A Ucrânia respondeu no lance seguinte, em bom contra-ataque que terminou com uma finalização de Sydorchuk na trave. A Suécia devolveu o contra-ataque na mesma medida e Forsberg acertou a trave de Olsen depois de receber um grande passe de Isak. Assim como na primeira etapa, a Suécia crescia no decorrer do tempo e criava as melhores oportunidades para balançar a rede, enquanto a Ucrânia apostava em contra-atacar. Aos 23 minutos, Forsberg, craque da Suécia, fez uma linda jogada individual e finalizou no travessão. Com medo de se expor, ambas seleções buscaram ser mais cautelosas nos minutos finais, o ritmo de jogo diminuiu e as equipes já pensavam em uma possível prorrogação.

Prorrogação

As seleções deixaram muitas substituições para serem feitas no tempo extra, e o lance que marcou a primeira etapa da prorrogação foi a expulsão do sueco Danielsson aos oito minutos, depois do árbitro confirmar no VAR, a solada que o zagueiro deu no joelho do adversário e deixou a Ucrânia com um jogador a mais em campo. Nos últimos 15 minutos, a Ucrânia tentou aproveitar a vantagem numérica para pressionar o adversário, e deu resultado. Já nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, a Ucrânia garantiu a vaga para as quartas de final após o gol marcado por Dovbyk.

Ucraniano Malinovskyi (E) em disputa de bola com o sueco Kristoffer Olsson (D) – Andy Buchanan / POOL / AFP

SUÉCIA 1 x 1 UCRÂNIA
Oitavas de final da Eurocopa
Hampden Park, em Glasgow, na Escócia

Suécia: Olsen; Lustig (Krafth, aos 38′ do 2ºT), Lindelof, Danielson, Augustinsson (Bengtsson, aos 37′ do 2ºT); S. Larsson (Berg, aos 6′ da prorrogação), Ekdal, Olsson (Helander , aos 10′ da prorrogação), Forsberg; Kulusevski (Quaison, aos 6′ da prorrogação), Isak (Claesson, aos 6′ da prorrogação). Técnico: Jan Andersson.
Ucrânia: Bushchan; Karavaev, Matviyenko, Zabarnyi, Kryvtsov; Stepanenko (Makarenko , aos 4′ da prorrogação), Sydorchuk, Zinchenko; Yarmolenko (Dovbyk , no intervalo da prorrogação), Yaremchuk (Besedin, aos 00′ da prorrogação) (Tsygankov, aos 10′ da prorrogação), Shaparenko (Malinovskyi, aos 15′ do 2ºT). Técnico: Andriy Shevchenko.

Gols: Zinchenko, aos 27′ do 1ºT (0-1); Forsberg, aos 43′ do 2ºT (1-1) e Dovbyk, aos 15′ do 2ºT da prorrogação (1-2).

Árbitro: Daniele Orsato (ITA).
Auxiliares: Alessandro Giallatini (ITA) e Fabiano Preti (ITA).
VAR: Massimiliano Irrati (ITA).

Cartões amarelos: Kulusevski e Forsberg (SUE); Yarmolenko (UCR)
Cartão vermelho: Danielsson (SUE)

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Vitor

Posts Recentes

Bragantino x Fluminense, AO VIVO, com a Voz do Esporte, às 9h30

Bragantino e Fluminense duelam neste domningo (27/7), às 11h (de Brasília), pelo Brasileirão. Dessa forma,…

28 de julho de 2024

Milan vira para cima do City em amistoso de pré-temporada

Milan e Manchester City se encontraram, neste sábado (27), em amistoso de pré-temporada. E o…

28 de julho de 2024

Vasco empata com Paysandu e é campeão do Brasileirão Feminino Série A3

O Vasco conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 na noite deste sábado…

28 de julho de 2024

Com Mano, Fluminense supera números de Diniz no Brasileirão 2024

O Fluminense inicia o segundo turno do Campeonato Brasileiro neste domingo (28), às 11h (de…

28 de julho de 2024

Zubeldía analisa derrota do São Paulo: ‘Não podemos tomar gols tão fáceis’

Tudo se complicou para o São Paulo no duelo contra o Fortaleza, no Castelão, logo…

28 de julho de 2024

Clube português acerta com o lateral Calegari, do Fluminense

O Fluminense acertou a saída de Calegari para o Famalicão, de Portugal. Assim, o acordo…

28 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!