A Ucrânia fez um jogo histórico nesta quarta-feira (1/6), contra a Escócia, no Hampden Park, em Glasgow. Em duelo único pela repescagem das Eliminatórias para a Copa-2022, venceu  por 3  a 1 e, agora, enfrentará Gales (no domingo, 5/6) em busca da vaga para o Qatar. Yarmolenko, Yaremchuk e Dovbyk fizeram os gols dos visitantes. Callum McGregor marcou para a Escócia.

Confira as seleções que já estão classificadas para a Copa do Mundo-2022

Zabarnyi, da Ucrânia (de amarelo) evita o chute do escocês Andy Robertson-  Ian MacNicol/Getty Images

Foi o primeiro jogo dos ucranianos desde o início da guerra em que o país trava com a Rússia (que o invadiu em fevereiro) e que interrompeu o campeonato local. Isso prejudicou o selecionado, que desde maio vem treinando fora do país para que os jogadores ganhassem ritmo. Afinal, 16 dos 26 convocados atuam na Ucrânia e há quatro meses não atuavam uma partida oficial. Cerca de 4 mil ucranianos apoiaram o time no estádio, que tem capacidade para 52 mil e estava lotado.

Veja aqui os jogos das Eliminatórias da Europa

Primeiro tempo

Antes do jogo, muitas manifestações de apoio aos ucranianos e de repúdio à invasão da Rússia ao país. Com a bola rolando,  os primeiros 20 minutos mostraram uma Ucrânia muito mais perigosa e com três chances de gol que foram evitadas por grandes intervenções do goleiro Gordon. Primeiro, Tsykangov (Dínamo Kiev/UCR) chutou para defesa de do arqueiro que defende o Heart/ESC). Depois, em dois lances Yarmolenko (West Ham/ING) livre chutou para defesas de Gordon.

A Escócia também atacava e tentava a finalização, mas seus quatro tiros a gol foram sem nenhum perigo para o gol de Bushchan (do Dínamo de Kiev/UCR). E a Ucrânia, de tanto tentar, chegou ao gol aos 31. Malinovskyi (Atalanta/ITA) lançou Yarmolenko. O atacante ganhou na corrida da marcação. Na saída de Gordon, tocou por cobertura. 1 a 0. Justiça no placar para quem finalizou mais do que o dobro (9 a 4) e teve maior posse (59%).

Segundo tempo

O gol de Yaremchuk (Benfica/POR), aos três minutos, escorando cruzamento da direita de Karavaev (Dínamo Kiev/UCR) fez o time recuar. A partir dos 15 minutos, a Escócia mandou em campo e começou a perder inúmeras chances. Conseguiu empatar aos 34, com Callum McGregor (Celtic/ESC). Os minutos finais foram dramáticos, com oportunidades para os dois lados.  Mas a Ucrânia ampliou aos 49: Dovbik (Dnipro/UCR) ampliou.

Assim, a Ucrânia manteve a invencibilidade nas Eliminatórias (são três vitórias e seis empates), buscará, fora de casa, contra Gales, vaga ao segundo Mundial (jogou em 2006) e tentará dar uma alegria ao sofrido povo que vive uma guerra com a Rússia. E vale citar o bonito espetáculo da torcida escocesa. Ela  não deixou de apoiar a sua seleção, mesmo com a derrota e ciente de que o time, que não vai à Copa desde 1998, segue na fila de espera.

ESCÓCIA 1 X 3 UCRÂNIA

Repescagem das Eliminatórias da Copa-2022
Data: 1/6/2022
Local: Hampden Park, Glasgow (ESC)
ESCÓCIA: Craig Gordon; McTominay, Hanley e Liam Cooper (Hendry, aos 23′ do 2ºT); Hickey, Gilmour (Armstrong, aos 23′ do 2ºT), Callum McGregor, McGinn e Robertson; Che Adams e Lyndon Dykes (Ryan Christie, no Intervalo) . TEC: Steve Clark
UCRÂNIA: Bushchan; Karavaev, Zabarnyi, Matvienko e Mykolenko; Stepanenko (Sydorchuk, aos 45′ do 2ºT), Malinovskyi (Sheparenko, aos 27′ do 2ºT), Zinchenko, Tsygankov (Mudryk, aos 27′ do 2ºT); Yarmolenko (Zubkov, aos 34′ do 2ºT) e Yaremchuk (Dovbyk, aos 34′ do 2ºT). TEC: Oleksandr Petrakov
Gol: Yarmolenko, aos 31′ do 1ºT (0-1); Yaremchuk, aos 3′ do 2ºT (0-2). Callum McGregor, aos 34′ d 2ºT (1-2); Dovbyk, aos 49′ do 2ºT (1-3)
Juiz: Danny Makkelie (NED)
Auxiliares: Hessel Steegstra e Jan de Vries (NED)
VAR: Pol Van Boeckel (HOL)
Cartões amarelos: McGinn, Dykes (ESC); Malinovskyi, Yaremchuk (UCR)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários