Futebol Internacional

Ucrânia vira em cima da Eslováquia e embola Grupo E da Euro

Ucranianos celebram o gol de Yaremchuk, encoberto. Foi o da vitória sobre a Eslováquia – Foto: Kenzo Tribouillard/AFP via Getty Images

Eslováquia e Ucrânia fizeram jogo excelente na manhã desta sexta-feira (21/6), pela segunda rodada do Grupo E da Eurocopa. Em Dusseldorf, na Espirit Arena, as equipes buscaram sempre o gol. Para a Eslováquia, que venceu na estreia, uma vitória valeria a classificação às oitavas. Para os ucranianos, que vinham de derrota,  a manutenção da chance de avançarem de fase.  No fim, deu Ucrânia, de virada, 2 a 1. Os eslovacos abriram o placar no primeiro tempo com Schranz. Mas Shaparenko empatou no início da etapa final. Enfim, aos 35 minutos, Yaremchuk fez o gol da virada ucraniana. Dessa forma, deixou eufórica a torcida deste país arrasado pela guerra com a Rússia e centenas de milhares de refugiados espalhados pelo mundo, que eram maioria no estádio.

Assim, o Grupo E está todo embolado, com Eslováquia, Ucrânia e Romênia com três pontos e a Bélgica com zero. Belgas e romenos jogarão neste sábado. Se os romenos vencerem, estarão classificados às oitavas. Mas, se der Bélgica, todos os times entrarão na rodada final (dia 26/6)  com três pontos.  Na última rodada, os eslovacos enfrentam a Romênia e os ucranianos a Bélgica. Vale destacar: nesta Euro, os dois primeiros de cada uma dos seis grupos se classificam. Mas os quatro melhores terceiros também avançam de fase.

Veja aqui a tabela de classificação da Euro

Eslováquia pressiona e sai na frente

O primeiro tempo foi muito bom. As equipes criaram oportunidades e deram perigosos chutes a gol. Foram sete finalizações para cada, com os eslovacos com mais eficácia (cinco no alvo, contra três da Ucrânia) e posse (57%). Nos primeiros 20 minutos, a Eslováquia foi ofensivamente superior,  aproveitando a dificuldade que o rival tinha em fechar o lado direito da defesa. Foi por ali que Haraslin se tornou o protagonista da Eslováquia. Primeiramente, driblou três e chutou para o goleiro Trubin (um dos melhores em campo) salvar com o pé direito. Depois, mais um cruzamento para Schranz cabecear e Trubin novamente salvar. Mas, aos 17, veio o gol. Haraslin cruzou e Schranz completou, abrindo o placar.

Ucrania acorda, vai pra cima e empata

Foi a Eslováquia sair na frente e a Ucrânia, enfim, acordar. E em grande estilo. Passou a ter objetividade pelos flancos com Yarmolenko (pela direita) e Mudryk (pela esquerda), o que fez Dovbik, o atacante de área, passar a ser municiado. Mas foi um chute do lateral-direito Tymchyk que foi o lance mais perigoso: um chute na trave esquerda de Dúbravka em que, na sobra, Dovbyk chutou mal.

No segundo tempo, a Ucrânia manteve a pegada da reta final da etapa anterior e foi feliz ao chegar ao empate aos nove minutos. Uma longa troca de passes terminou com pela esquerda de Zinchenko, cruzando para o arremate de Shaparenko. Animada e com uma torcida inflamada, a Ucrânia seguiu em cima, sufocando os eslovacos e virando o jogo aos 35 com Yaremchuk. O goleador, que entrou aos 22 minutos, recebeu de Shapenko na área pela direita, sem marcação,  dominou espetacularmente de primeira e deu um segundo toque na saída de Dubravka. Golaço quie definiu a vitória. Mas nção sem antes passar um susto no fim, quando o rival quase empatou.

ESLOVÁQUIA 1X2 UCRÂNIA

2ªrodada do Grupo E da Eurocopa
Data: 21/6/2024
Local: Espirit Arena, Dusseldorf (ALE)
ESLOVÁQUIA: Dubravka; Pekarík, Vavro, Skriniar e Hancko (Obert, 22’/2ºT); Kucka, Lobotka e Duda (Benes, 15’/2ºT); Schranz (Sauer, 42’/2ºT), Bozenik (Strelec, 15’/2ºT) e Haraslín (Suslov, 22’/2ºT). Técnico: Francesco Calzona
UCRÂNIA: Trubin; Tymchyk, Zabarnyi, Matviyenko e Zinchenko; Shaparenko (Talovierov, 46’/2ºT), Brazhko (Sidorchuk, 40’/2ºT) e Yarmolenko (Zubkov, 22’1/2ºT); Tsygankov, Sudakov, Dovbyk (Yaremchuk, 22’/2ºT) e Mudryk (Malinovskyi, 40’/2ºT). Técnico: Serhiy Rebrov
Gols: Schranz, 17’/1ºT (1-0); Shaparenko, 9’/2ºT (1-1); Yaremchuk, 35’/2ºT (1-2)
Árbitro: Michael Oliver (ING)
Auxiliares: Stuart Burt e Daniel Cook (ING)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Yaremchuk (UCR)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Spalletti admite culpa por eliminação da Itália na Euro

Atual campeã da Eurocopa, a Itália está fora desta edição do torneio. Afinal, neste sábado…

30 de junho de 2024

Artur Jorge reclama de não expulsão por lance em Tchê Tchê, do Botafogo

O técnico do Botafogo, Artur Jorge, não ficou nada satisfeito com a decisão do árbitro…

29 de junho de 2024

Reservas da Argentina vencem Peru com gols de Lautaro Martínez

A Argentina, com time reserva, bateu o Peru por 2 a 0 na neste sábado…

29 de junho de 2024

Santos apresenta oferta por Gabigol

O Santos entrou na briga com Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro para contratar o atacante Gabigol,…

29 de junho de 2024

Estreante, Canadá segura empate, avança às quartas e elimina o Chile

O Canadá conseguiu um grande feito na noite deste sábado (29), no Exploria Stadium, em…

29 de junho de 2024

Interino do Vasco, Rafael Paiva explica saída de Payet contra o Botafogo

Após o empate em 1 a 1 entre Vasco e Botafogo, neste sábado (29), em…

29 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!