A Uefa aprovou nesta terça-feira (10) mudanças no formato da Liga dos Campeões a partir da temporada 2024/25. A entidade distribuirá quatro vagas a mais e a fase inicial da competição terá um aumento de 32 para 36 equipes. Sendo assim, os clubes jogarão oito partidas na fase inicial – que deixará de ter o modelo com oito chaves com quatro equipes cada e adotará um formato de liga. A distribuição das vagas será feita através de um coeficiente das ligas.

Veja a tabela da Liga dos Campeões

Liga dos Campeões mudará o formato a partir da temporada 2024/25 – FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Apenas uma das vagas será garantida para uma das cinco melhores federações do ranking da Uefa: o terceiro colocado da liga que tenha quinto maior coeficiente. Uma das vagas será reservada para uma equipe vinda da fase preliminar da Liga dos Campeões. Já as outras duas vagas serão definidas de acordo com o desempenho de cada federação na temporada anterior na competição. Se as mudanças contassem nesta temporada, três das quatro vagas ficariam entre os campeonatos francês, inglês e holandês.

O novo formato da Liga dos Campeões não terá mais a tradicional fase de grupos com oito chaves com quatro equipes cada. A partir de 2024, a competição terá um formato de liga, com todos os clubes disputando oito jogos (quatro em casa e quatro fora). Os oito melhores na fase inicial se garantirão diretamente no mata-mata, enquanto do 9º ao 24º lugar vão disputar um playoff com oito vagas. O mata-mata seguirá com o modelo atual de jogos de ida e volta, e final em partida única.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários