Os laços de colaboração entre Conmebol e Uefa ficaram mais fortes recentemente. E trouxeram ao calendário a terceira competição entre integrantes das duas organizações no intervalo de dois anos.

Além da Finalíssima tanto no masculino como no feminino, reunindo as seleções campeãs de Copa América e Euro, desta vez o foco será nos clubes com uma partida única. E ela recebeu o nome de ‘Uefa Conmebol Desafio de Clubes’.

Sevilla x Roma
Sevilla comemorando a conquista da última Liga Europa – ODD ANDERSEN/AFP via Getty Images

Há semelhança ao que ocorreu na chamada Copa Intercontinental (torneio com equivalência ao atual Mundial de Clubes onde o campeão da Libertadores enfrentou o vencedor da Liga dos Campeões da Europa disputado entre 1960 e 2004). Mas,  desta vez, os qualificados serão os vencedores de Sul-Americana e Liga Europa.

O torneio, aliás, já tem data para acontecer. Ainda no mês de julho onde Sevilla e Independiente del Valle se enfrentarão no próximo dia 19 na casa do clube espanhol, o Estádio Ramon Sánchez Pisjuán. Como regulamento, o duelo será no modelo onde, em caso de empate, a partida irá diretamente para as penalidades.

Del Valle foi o campeão da última Sul-Americana – Foto: Press South/IDV

A edição inaugural da Uefa Conmebol Desafio de Clubes será oficialmente conhecida como  Antonio Puerta XII. Dessa forma, será uma forma de homenagem ao ex-jogador espanhol Antonio Puerta. Ídolo do Sevilla, ele morreu em 2007 após três dias de internação por conta de uma parada cardíaca sofrida dentro de campo.  Enfim, o número romano 12 faz alusão a camisa que era utilizada pelo atleta e que foi aposentada pela representação da Andaluzía.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários