A Uefa vai se reunir na tarde desta quinta (24) para decidir sobre a mudança de local da final da Champions League, inicialmente marcada para o dia 28 de maio, na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia. Por causa do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, a entidade máxima do futebol europeu pretende levar a partida para Londres, no mítico Estádio de Wembley.

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa: guerra no leste europeu muda rumo da Champions – Ozan Rose/AFP via Getty Images

Na temporada passada, a final entre Chelsea e Manchester City foi transferida  de Istambul, na Turquia, para o Porto, em Portugal. A mudança se fez necessária quando a Turquia ficou na lista vermelha do Reino Unido por causa dos números da pandemia de Covid.

Mas a decisão não será tão fácil para Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. A empresa russa Gazprom, principal empresa do ramo de gás no mundo, é uma das patrocinadoras oficiais da Champions. Além disso, Alexander Dyukov, presidente da subsidiaria petrolífera Gazprom Neft é membro do comitê executivo da Uefa e amigo íntimo do líder russo Vladimir Putin.

Campeonato Ucraniano é suspenso

Em um breve comunicado nas redes sociais, a Liga Ucraniana de Futebol (UPL) anunciou nesta quinta (24) a suspensão do Campeonato Ucraniano de futebol. Haveria uma reunião entre representantes de clubes para esta quinta, mas o bombardeio da Rússia acelerou o processo.

“Devido à imposição da lei marcial na Ucrânia, o Campeonato Ucraniano está suspenso”, informou a UPL.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários