Considerado o melhor James Bond do cinema, morreu neste sábado (31), nas Bahamas, o ator escocês Sean Connery. Ele tinha 90 anos e a causa da morte não foi divulgada.

Além de ator premiado com um Oscar (coadjuvante, por ‘Os Intocáveis”) Connery ganhou dois Globos de Ouro e dois Baftas. Ele também foi terceiro colocado num concurso Mister Mundo antes de se tornar ator e tinha duas paixões: o golfe, que ele praticou até quase a sua morte, e o futebol: ele foi torcedor do Celtic quando jovem e passou a acompanhar e torcer para o rival  Rangers anos depois por influência de um grande amigo, David Murray, que se tornou presidente deste clube. E mais:  Connery foi jogador de um time semiamador, o Bonnyrigg Rose, que ao tomar conhecimento da morte do ator fez uma emocionante homenagem (veja abaixo).

A ‘ quase’  carreira no futebol

Sean Connery, antes da fama, tentou várias profissões e uma delas foi a de jogador de futebol. Ele era um esforçado ala do Bonnyrigg Rose, time semi-amador escocês que hoje disputa a quinta divisão local.

– Ele não era muito bom com a bola no pé. Seu ponto forte era ser muito bonito, ser alto, vestir-se muito bem. As garotas amavam vê-lo – disse em entrevista um ex-companheiro de Connery no clube, Nat Fischer, entrevistado pelo “Scottish Junior”.

O próprio Connery certa vez comentou sobre a sua curta passagem pelo futebol.

– Dizem que eu jogava bem e quase fui para o Celtic. Não aconteceu isso. Tive uma proposta para um outro clube muito menor do que o Celtic. Mas já tinha 23 anos, estava meio tarde para o esporte. Assim, decidi me tornar ator. Foi certamente uma das minhas jogadas mais inteligentes – disse o astro, que durante muitos anos esteve presente em grandes jogos e solenidades esportivas. Era bastante comum vê-lo ao lado de esportistas, como Pelé, em fotos.

Logo após a morte do ator, o Bonnyrigg Rose postou em seu twitter:

“Um arco-íris surge sobre New Douglas Park após a triste notícia do nosso jogador de futebol mais famoso e um dos escoceses mais icônicos de todos os tempos. RIP Sean”.

Finalista do Mister Mundo e sucesso no cinema

Sean Connery nasceu em Edimburgo (Escócia) em 25/8/1930. A partir dos 20 anos, entre outros trabalhos, passou a ganhar extras como modelo. A boa aparência o levou a ser o terceiro colocado num concurso Mister Universo e isto abriu as portas para que ele começasse a ter pequenos papéis no teatro e no cinema. Acabou estourando em 1962, quando foi escolhido para ser James Bond no primeiro filme da série, ” O Satânico Dr. No”, que o tornou famoso mundialmente. Ele seguiu como agente em mais sete filmes da série (incluindo um temporão, “Nunca Diga Nunca”, em 1983) e participou de outras produções de sucesso, como “O Nome da Rosa” (1987) e “Os Intocáveis ” (1988) filmes com os quais ganhou os principais prêmios. Seu último filme distribuído mundialmente foi “A Liga Extraordinária” (2003).

Comentários