O Vasco é o campeão da Taça Rio.  Neste sábado, em São Januário, o Gigante da Colina foi derrotado no tempo normal pelo Botafogo por 1 a 0, mas levou o troféu com a vitória nos pênaltis por 3 a 0. Brilhou o goleiro Vanderlei, que defendeu três cobranças.

Foi a 11ª conquista vascaína da taça que equivalia ao segundo turno do Estadual e nesta temporada foi torneio de consolação disputado entre o 5º e o 8º colocados na Taça Guanabara. O Glorioso fez sua melhor atuação em 2021, sob o comando do técnico Marcelo Chamusca.

Ronald com a bola, marcado por Galarza, observado por Pedro Castro – Vítor Silva/ BFR

PRIMEIRO TEMPO

Com a necessidade da vitória, o Botafogo começou com marcação alta, não dando muitos espaços para o Vasco. O Glorioso, com uma postura melhor do que no jogo anterior, ajustou em duas boas oportunidades. Logo no primeiro minuto, Pedro Castro cabeceou com perigo por cima do gol de Vanderlei, após cobrança de escanteio. Aos nove, Marco Antônio se esticou todo, mas não conseguiu chegar na bola cruzada de Warley. A primeira oportunidade dos vascaínos veio aos 18 minutos, com a cabeçada perigosa de Cano. Melhor no jogo, o Alvinegro esbarrava na sua incompetência ofensiva. O Gigante da Colina pouco assustou Douglas Borges, até o perigoso chute de Zeca, aos 43 minutos, para grande defesa do arqueiro botafoguense.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o Vasco equilibrou mais o jogo, melhorando a marcação dos meias do Botafogo e passando a assustar nos contra-ataques. Aos três minutos, Gabriel Pec assustou o Douglas Borges com um bom chute cruzado. O Glorioso voltou a ser melhor no jogo, chegando ao gol aos 26 minutos. Navarro pegou um rebote dentro da área e chutou para a defesa de Vanderlei. No rebote, Gilvan cabeceou, abrindo o marcador para o Alvinegro. 1 a 0. Felipe Ferreira ainda teve a chance do segundo gol botafoguense aos 42, chutando para fora uma bola que ele recebeu sozinho dentro da área vascaína. Vitória alvinegra no tempo normal, levando o jogo para os pênaltis.

PÊNALTIS

Na disputa dos pênaltis, o goleiro vascaíno Vanderlei brilhou com três defesas. Pelo lado do Vasco, Zeca, Andrey e Gabriel Pec converteram. No Botafogo, Felipe Ferreira, Matheus Frizzo e Pedro Castro perderam.

VASCO 0 (3) x 1 (0) BOTAFOGO – TAÇA RIO – FINAL (2º JOGO)

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ) – Portões Fechados

Data: 22/05/2021

VASCO: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Matías Galarza (Rômulo, aos 27/2T), Andrey, Morato (Figueiredo, aos 21/2T), Léo Jabá (Juninho, aos 39/2T) e Gabriel Pec; Germán Cano. Técnico: Marcelo Cabo.

BOTAFOGO: Douglas Borges; Warley, Kanu, Gilvan e Paulo Vítor (Rafael Carioca, aos 26/2T); Romildo (Matheus Frizzo, aos 26/2T), Ricardinho (Felipe Ferreira, aos 14/2T) e Pedro Castro; Ronald (Marcinho, aos 33/2T), Rafael Navarro e Marco Antônio (Ênio, aos 33/2T). Técnico: Marcelo Chamusca.

GOLS: Gilvan (0-1, aos 26/2T)

Árbitro: Mauricio Machado Coelho Junior. Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Lilian da Silva Fernandes Bruno.

Cartão Amarelo: Warley (Botafogo) e Marcelo Cabo (Vasco)

Comentários