Titular nas nove partidas do Vasco na temporada 2021, Lucão sabia que a diretoria estava em busca de um goleiro mais experiente para repor a saída de Fernando Miguel. O jovem de 20 anos nunca se sentiu absoluto na meta cruz-maltina e, em declarações recentes, já vinha demonstrando serenidade quanto à iminente chegada de um reforço. Com a contratação de Vanderlei, de 37 anos, a posição contará com um jogador de larga experiência para os desafios deste ano.

Vanderlei e Lucão: experiência e juventude a serviço do Vasco em 2021 – Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Rafael Ribeiro / Vasco

O objetivo da comissão técnica é que Vanderlei participe do processo de evolução dos jovens goleiros do clube. Além de Lucão e Alexander, que já atuou no profissional em temporadas anteriores, o Cruz-Maltino conta também com Fintelman e Cadu. Sua chegada ainda servirá para que Marcelo Cabo consiga firmar pilares em todos os setores, com atletas experientes em diferentes posições. Além do goleiro, Leandro Castan na zaga, Zeca nas laterais, Marquinhos Gabriel no meio-campo e Germán Cano no ataque formam a espinha dorsal da equipe.

Com dois acessos à Série A pelo Coritiba nos anos de 2007 e 2010, Vanderlei foi revelado pelo Londrina. Nas últimas temporadas defendeu Santos e Grêmio, clubes em que perdeu a titularidade para Everson e Paulo Victor, respectivamente. Neste cenário, ao desembarcar em São Januário para ser o dono da meta vascaína, o que ocorrerá apenas no próximo fim de semana, não será surpresa se o calejado goleiro, no decorrer da temporada, perder a posição para Lucão.

Visto como uma das grandes promessas da base vascaína, o agora camisa 28 foi aproveitado nas oito partidas do Campeonato Carioca e na estreia pela Copa do Brasil. O número passa do dobro do ano passado, quando atuou em dois jogos do Brasileirão e dois da Copa Sul-Americana. Contra o Bangu, no último sábado, ele completou 14 partidas pelo profissional.

“Amadureci muito. Minha visão de jogo mudou bastante. O sucesso da posição de goleiro está em ser bom nos mínimos detalhes. Estou percebendo e aprimorando esses detalhes. Tenho procurado trabalhar bastante a saída do gol, mas penso que vou evoluir mais nesse quesito, ter mais tempo de bola, com tempo de jogo. É um fundamento importante e que hoje em dia poucos goleiros possuem e conseguem executar bem, então tenho procurado aperfeiçoá-lo nos treinamentos”, disse, recentemente, o talentoso arqueiro.

Lucão é o goleiro mais jovem a ser titular e atuar pelo Vasco neste século, superando ninguém menos do que Hélton, que marcou época no clube no início dos anos 2000. E os recordes não param por aí. Considerando todos os arqueiros da Série A do Campeonato Brasileiro e da Sul-Americana do ano passado, ele foi o mais jovem a jogar como titular. O mesmo ocorreu na primeira fase da Copa do Brasil de 2021.

Na próxima quarta-feira, Lucão terá mais uma vez a responsabilidade de defender a meta vascaína, agora diante da Tombense-MG, fora de casa, em confronto decisivo pela segunda fase da Copa do Brasil.

 

Comentários