As nove contratações do Vasco no meio da temporada ainda não são suficientes na avaliação de Ramón Díaz. A 13 dias do fim das inscrições para o Campeonato Brasileiro, a SAF segue atrás de três nomes para fechar o elenco: um zagueiro pela direita, um volante de contenção e um meia de criação. Para ter sucesso, o diretor esportivo Paulo Bracks conta com o apoio do próprio técnico argentino, que fez questão de se envolver e vem contactando os jogadores pessoalmente. Principalmente os que falam seu idioma.

É do perfil de Ramón ser uma espécie de “manager”, ainda mais na situação emergencial do time. Na zona de rebaixamento, faltando metade do Brasileirão, a comissão técnica não apenas indica ou aprova os reforços, mas divide as funções e só não discute valores. Por sinal, o comandante foi decisivo para o ok do paraguaio Sebastian Ferreira, com quem trabalhou no Libertad, em 2020, e também de Praxedes. Afinal, ambos se encontrram no Rio, quando o RB Bragantino enfrentou o Botafogo, e o meia já admitiu que o convite foi fundamental.

Ramón Díaz vem atuando no mercado para ajudar nas contratações – Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

A negociação para ter Robert Rojas, do River Plate, também tinha o dedo de Ramón Díaz, que conhece bem o paraguaio. Mas fracassou por exigências dos Milionários. Inclusive, Rojas seria perfeito por exercer a função de lateral. Com a ausência de Puma na lateral, que vem falhando na marcação, Robson e Miranda jogaram improvisados, uma parte cada, na vitória sobre o Grêmio.

Para o setor de meio de campo, Medel passou a jogar como zagueiro e deve permanecer assim. Dessa forma, fica faltando mais um volante, afinal Zé Gabriel não é visto como a melhor opção. Tanto que Jair pode voltar à equipe mais recuado.

Proposta por meia norte-americano

Para a criação, um dos alvos atuais do Vasco, após tantas negativas, é Alan Soñora. O meia é norte-americano, mas nasceu na Argentina e começou no Independiente. Há pouco tempo, deixou o Juárez, do México, possibilitando o acerto por estar livre no mercado. Há uma proposta na mesa para o jogador de 25 anos. Bracks e o próprio técnico cruz-maltino, aliás, também sondaram a situação de Roberto Pereyra, ex-Udinese. Mas trata-se de um jogador caro e muito cobiçado.

Alan Soñora jogou várias temporadas no Independiente-ARG – Photo by Rodrigo Valle/Getty Images

No ataque, a princípio, não há mais corrida por reforços. Além de Ferreira, o Vasco também trouxe, na última semana, o centroavante Pablo Vegetti, outro conterrâneo de Ramón Díaz e que recebeu contato do auxiliar Emiliano Díaz, e Rossi, que acaba de ser anunciado.

Função de Abel Braga fica de lado

Cada vez menos, o nome de Abel Braga é mencionado no clube. Se antes era uma figura relevante no dia a dia e até mesmo no mercado, o coordenador de futebol perdeu força com os resultados e com a saída de Maurício Barbieri, de quem era um entusiasta. No entanto, para evitar uma crise, o Vasco decidiu conter as mudanças até que a situação tenha um alívio.

O time tem o Red Bull Bragantino pela frente, na segunda-feira, fora de casa. A partida ocorre pela 19ª rodada do Brasileirão, a última do primeiro turno. Entretanto, o Cruz-Maltino tem um jogo a menos, contra o América-MG, no Independência.

Comentários