O Vasco, enfim, anunciou a contratação que pode ser um “camisa 10” para os próximos meses. Trata-se de Gabriel Carabajal, de 31 anos, que chega para suprir a saída de Nenê do elenco e talvez herdar o número. O argentino foi emprestado pelo Santos até o fim da temporada.

Em sua primeira declaração com a camisa cruz-maltina, Carabajal se apresentou e disse: “É um prazer pra mim estar aqui nesse time”.

No entanto, Carabajal não vive um bom momento. Afinal, não conseguiu se firmar no Peixe desde que chegou, em agosto do ano passado. No total, fez apenas 12 partidas e tem um gol marcado (justamente contra o Flamengo, na derrota por 3 a 2 no Maracanã, no último Brasileirão). No início de 2023, foi utilizado como titular, mas sofreu uma lesão e voltou a perder espaço com o técnico Odair Hellmann. O time paulista, então, contratou três jogadores para a posição e decidiu negociá-lo.

Trajetória de Carabajal na Argentina

Revelado pelo Patriotas Boyacá, da Colômbia, o meia foi contratado pelo Talleres, da Primeira Divisão argentina. Apesar de ter tido bons momentos em quase 100 jogos e quatro anos pelo clube, também ficou marcado por alguns atos de indisciplina e pela baixa intensidade nas partidas. Na sequência, virou um cigano da bola, passando por clubes de menor expressão até se destacar no Patronato Paraná, na Série B local, depois seguir para o Unión Santa Fé e ser adquirido pelo Argentinos Juniors.

Mais experiente, foi um dos destaques da equipe de Buenos Aires e atuou como titular na Libertadores de 2021. O Santos, então, investiu na compra de Carabajal por cerca de R$ 8 milhões para tê-lo na última Série A. Mas se frustrou com o desempenho abaixo do esperado do reforço. Era desejo dele disputar a posição aberto pela esquerda, mas é Soteldo quem domina este setor no Peixe.

Carabajal
Carabajal marcou gol contra o Flamengo em 2022 – Divulgação/Santos FC

As principais características do novo meio-campista vascaíno são a qualidade na bola parada, o bom aproveitamento no passe e o drible curto. Inclusive, Carabajal costuma marcar gols de fora da área, seja de falta ou em finalizações com a bola rolando, o que o assemelha a Nenê, que foi para o Juventude. Por outro lado, não é um jogador muito rápido e é considerado frágil fisicamente.

Disputa no meio de campo do Vasco

Dessa forma, fica a expectativa para saber se o argentino será utilizado no lugar de Alex Teixeira, mais aberto pela esquerda, ou como alternativa para Andrey, que vai jogar o Mundial sub-20, em maio, e irá para o Chelsea em julho. Afinal, o técnico Maurício Barbieri não tem jogado com um meia central. Rodrigo fica fixo na contenção, e Andrey e Jair revezam na hora de avançar para apoiar o ataque cruz-maltino.

Nomes como Franco Fagúndez, do Nacional-URU, e Matías Rojas, do Racing-ARG, estiveram na mira da SAF do Vasco, mas o clube esbarrou nas condições financeiras de cada negócio. Não está descartada, porém, uma nova cartada por um deles para a reabertura da janela de julho.

Carabajal, aliás, foi inscrito no BID da CBF na manhã desta quinta, o último dia da janela de transferências do primeiro semestre. O Vasco ainda vem tentando a contratação de Mateus Gonçalves, do América-MG, mas não deve ter tempo hábil. Assim, espera suprir a carência de criação com a chegada do meia argentino.

Ficha técnica de Carabajal:

Nome completo: Horacio Gabriel Carabajal
Data de Nascimento: 9/12/1990
Local de Nascimento: Córdoba (ARG)
Posição: Meia
Clubes: Patriotas Boyacá (COL), Talleres (ARG), Unión San Martín (PER), Godoy Cruz (ARG), San Martín (ARG), Patronato Paraná (ARG), Unión Santa Fé (ARG), Argentinos Juniors (ARG) e Santos

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários